É Possível Ganhar Dinheiro com Blog? Sim, mais vai depender das estratégias

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É Possível Ganhar Dinheiro com Blog? Pergunta muito buscada essa não é verdade? Eu mesmo confesso já tê-la  digitado muitas vezes no Google a procura de sua resposta.

O fato é que existem na internet inúmeros blogs que no máximo recebem algumas visitas, comentários esporádicos e nada mais que isso. Dinheiro? Nada de retorno financeiro… no máximo um punhado de estresse e frustração devido a falta de resultado.

Uma coisa é certo e vou logo te dizer, ter um blog que receba visitas, tenha comentários e faça venda todos os dias não tem absolutamente nada haver com sorte… tem tudo haver com estratégia, e nada de uma estratégia qualquer.

Se não deseja ficar a merce da sorte no seu objetivo de ganhar dinheiro na internet com blog, continue lendo.

Você sabe que isso existe?

Deixa eu te contar uma história passada a alguns anos…

Em novembro de 2006, estiva eu em São Gonçalo-RJ para mais uma aula na faculdade (Universo – Universidade Salgado de Oliveira), onde eu fiz a minha graduação em enfermagem. Isso mesmo! Sou enfermeiro, mas não atuo na área. 🙂 kkkk

Logo que cheguei na faculdade (me lembro bem do dia, uma sexta feira bem chuvosa e fria) encontrei com alguns amigos e estávamos entrando na faculdade, quando um vendedor que estava no portão da faculdade nos perguntou se tínhamos interesse em provar um sanduíche árabe.

Ele estava com uma bolsa térmica e quando abriu o perfume daquele sanduíche entro pelo meu nariz de uma tal forma que agora nesse exato momento que escrevo esse artigo, fecho os olhos e consigo ver e sentir aquele perfume juntamento com a sensação de água na boca… Delícia!

Eu tenho 37 anos, e posso te dizer com muita segurança não ser muito bom de boca, ou seja, não sou um cara chato para comer, ok? Sou um cara simples, embora um pouco desconfiado confesso, mas no momento que experimentei o sanduíche, algo na minha cabeça mudou e os dias seguintes na faculdade não seriam mais os mesmos.

Sim, todo dia eu comprava pelo menos dois, um na chegada e outro na saída, além de que na época eu namorava e cai na doideira de levar um para minha namorada e o que aconteceu? Acertou! Pelo menos duas vezes por semana recebia a mensagem “Traz sanduíche para mim”.

Mas pode ser que esteja se perguntando o que é que essa história tem a ver com transformar o seu blog em um blog de negócios e fonte de tráfego que gere muita grana?

Absolutamente tudo, pois acabei de te mostrar um grande exemplo de estratégia.

Colocando em prática uma boa estratégia em um blog

Eu poderia ter passado pela barraca de sanduíche na rua de traz da faculdade, mas levando em conta o quando sou desconfiado com comidas de rua, dificilmente teria me dado vontade de comprá-lo.

O fato em destaque foi que alguém me ofereceu um sanduíche de prova, 100% grátis em um momento que eu nem mesmo estava procurando algo para comer, embora estava com um pouco de fome. Era só um simples sanduíche, se eu não apreciasse o sabor, era só continuar andando, sair e pronto, mas eu passei por ali, fui abordado, apreciei o sabor e o resto você já sabe.

Muitas das vezes nós temos excelentes produtos, mas 2 problemas fazem com que eles não brilhem e façam o sucesso possível:

– O público alvo nem mesmo sabe da existência do seu ótimo produto
– O público sabe da existência, mas você desconhece formas eficientes de atrair a atenção do público mostrando ter ótimos produtos.

Como eu ou você podemos comprar algo que nem mesmo sabemos existir. E mesmo que seja de nosso conhecimento sua existência, se o dono desse produto ou serviço não consegui chamar a nossa atenção, será praticamente impossível nos vender.

A pergunta que fica é a seguinte:

  • Como você pode chamar atenção do seu público na internet fazendo com que compre seu produto ou serviço?
  • Como é que você pode fazer isso usando um blog de negócios?

Bem, há inúmera maneiras e formas, e se seu blog hoje não lhe ajuda gerando receita, duas coisas podem estar acontecendo:

Ou você está utilizando o processo da forma errada ou nem mesmo sabe que processo precisa utilizar.

Utilizando um ímã digital

Já sabe do que se trata um ímã digital? Se sabe ótimo, mas caso não saiba deixa eu te dar uma rápida explicação.

Lembra do sanduíche gratuito? Vai começar a ficar mais claro a estratégia para você.

O ímã digital é uma peça na sua estratégia que faz seu público pensar o seguinte:

  • O que essa pessoa e/ou empresa tem para me oferecer?
  • Caramba! Se o conteúdo gratuito é assim, imagine o pago.

E como isso funciona?

Normalmente um ímã digital ou recompensa digital é composto por um conteúdo ( vídeo, PDF, áudio etc…) entregue de graça, que gera a percepção de muito valor ao público-alvo, mas não qualquer tipo de valor. Um valor imediato e automático.

Pense junto comigo nos exemplos…

Imagine o Luiz que é professor de inglês online e tem um curso de inglês prático focado em grandes executivos. Qual seria o melhor ímã digital?

Penso que uma isca em áudio seria muito boa, visto que executivos não tem tempo e sendo em áudio poderiam consumir do carro enquanto se deslocam para o trabalho.

Algo como: Áudio Book X formas de aprender Inglês com músicas em x tempo.

É importante que deixa claro na divulgação do conteúdo em áudio, sua praticidade. Na página de cadastro para baixar o áudio book é importante que tenha algo que remeta a praticidade de consumo por ser em áudio, visto que o público tem escassez de tempo.

Agora! Veja que o mesmo ímã provavelmente não seria muito atrativo a pessoas elétricas como por exemplo os geração Y que vivem constantemente na multitarefa e onde tempo não é muito problema dependendo do ponto de vista é claro.

Para esse público o que a meu ver pode ser mais atrativo, seria vídeos dinâmicos e que os faça colocar em prática o que aprenderam logo após o vídeo. Algo que os faça ficar curiosos, que seja acima de tudo dinâmico e prático, caso contrário, sem sucesso.

Lembra que eu te falei sobre gerar valor imediato? Para ambos os público, é preciso focar no valor imediato. Imagine o executivo ou o adolescente geração Y tendo de passar 1 ano para aprender algumas palavras em inglês? Fracasso na certa!

Boa parte das pessoas abriria o áudio book, escutaria alguns minutos, e não se sentiria nem um pouco entusiasmado a colocar em prática.

E isso é péssimo para você. Sabe por quê?

Porque o grande poder do ímã digital é entregar uma primeira vitória. Em resumo, um ímã digital é um pequeno pedaço de uma solução específica para um problema específico.

Quando a pessoa sente que você deu valor para ela, quando ela consome o conteúdo e sente sua primeira vitória, pode acreditar que no futuro ela está mais receptiva a sua mensagem.

Em outras palavras, mais a frente você terá muito mais chances de converter vendas ao apresentar uma oferta, tudo isso devido ao seu ímã digital.

Mas não se engane achando que as possíveis vendas que venha a fazer são por conta do ímã, ok? O ímã tem como papel atrair a atenção, gerar percepção de valor, autoridade e reciprocidade.

Na verdade, o ímã tem um papel fundamental na preparação do público para compra, mas o papel de conversão propriamente dito não é dele.

Por isso, não se esqueça de que o ímã precisa ser de graça e ofertar um conteúdo de extremo valor imediato.

Como divulgar o ímã no seu blog

Divulgar seu ímã nas redes sociais é o básico a fazer”, e eu coloquei entre aspas porque infelizmente a grande maioria das pessoas acham erroneamente que basta somente compartilhar o link nas suas redes para todo mundo ver. Lendo engano!

Bem, muita gente não sabe nem por onde começar.

Deixa eu te mostrar uma imagem (Clique nela para aumentar o tamanho)

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Está vendo as marcações de vermelho? São alguns dos locais que você deve focar sua atenção.

Local 1: o topo em preto que aparece na home do meu blog e em todos os artigos.  Ele foca em chamar a atenção do visitante, ou seja, o ponto é funcionar como lembrete.

Durante um determinado período, toda vez que a pessoa entrar no site o mesmo cabeçalho aparecerá oferecendo o ímã digital.

Item número 2: Na home a imagem do e-book já apela para o efeito visual, mostrando qual é o ímã que está sendo oferecido e com o campo ao lado para o cadastro. Assim que o visitante entra no blog já sabe que é um e-book, ou seja, um livro digital.

O layout da home do blog é simples e limpa, não gerando desconforto aos leitores.

E agora, Alessandro, quando a pessoa clica o que acontece? Para aonde a pessoa vai? Ela faz o download do livro online é isso?

Calma que ainda não… Estratégia meus amigos.

Ao clicar no botão no topo é apresentado o ímã digital. Veja abaixo.

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O botão na top bar envia o leitor diretamente para a página de captura mostrada nas imagens acima. É nela que o seu visitante recebe mais detalhes sobre o ímã digital, e é aqui que ele faz uma troca: normalmente do e-mail, pelo conteúdo.

Caso o leitor já faça o cadastro no box colocando o e-mail, logo após é direcionado a uma página onde pode definitivamente baixar o e-book e recebe um e-mail de boas vindas com o link para a mesma página abaixo, pois caso ele não baixe no momento, terá a possibilidade de baixar posteriormente. Veja página abaixo.

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Veja abaixo print do e-mail de boa vindas e de download do e-book.

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Agora sim, você realizou uma primeira transação de troca com seu leitor. Não uma transação monetária envolvendo dinheiro, mas ela pode ser perfeitamente usada para definir que o público julgou seu conteúdo como “algo percebido com valor” e que portanto, vale a pena ser olhado com calma.

Deseja aprender em detalhes Como Criar um Blog de Negócios que o Google Ama? Então, assista essa apresentação agora.

Alessandro, e essas são as únicas maneiras de captar a atenção do meu público através de um Blog? Não, ainda há mais. Deixa eu te mostrar mais uma:

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Isso é um box de captura dentro do texto. No caso desse artigo em questão o box esta situado mais ou menos no meio do artigo que é bem grande, mas eu poderia ter inserido em qualquer parte do conteúdo.

Ele é simples, uma imagem com texto apenas, e só possui um fundo de outra cor para dar um maior destaque, além da fonte de tamanho diferente.

Acredite, chamadas como essa são bem efetivos justamente por não se parecerem com anúncios. É mesmo uma chamada direta e claro ao leitor para que se inscreva na sua lista, baixe um ímã seu o tome uma determinada ação.

As pessoas hoje além de estarem com horror a anúncios marqueteiros, estão em uma correria louca e ai entra a sutiliza para pegar sua atenção fazendo com que tome a ação desejada.

E você, deseja fazer isso no seu blog fazendo com que seja um blog de negócios que gere vendas diárias?

Relembrando o conteúdo

– Seu blog é definitivamente uma fonte de tráfego
– Como fonte de tráfego, ele e um maravilhoso lugar para disseminar seus ímãs ou recompensas digitais
– Ímãs ou recompensas digitais são ótimas forma de atrair e capturar a atenção do seu público, fazendo com que ele prove seus conteúdos, possa perceber valor e decida tomar o próximo passo.
– Seu ímã precisa entregar valor imediato, pois a pessoa precisa receber uma primeira vitória
– Existem inúmeras maneiras de divulgar o seu ímã no seu blog

Absolutamente tudo que eu abordei nesse artigo é parte de algo maior, um grande método para turbinar os seus negócios online e offline de verdade.

Se você é empresario dono de uma empresa (seja de qual tamanho) ou profissional liberal e deseja se beneficiar do poder da internet para se tornar uma autoridade, atrair mais clientes e vender todos os dias, o seu próximo passo é realizar a sua plicação para o programa de consultoria em marketing digital e vendas online.

Assista o vídeo e confira o texto completo. O vídeo e rápido e a leitura é esclarecedora mostrando tudo que precisa seguir passo a passo.

Abraços

Nos vemos na consultoria!

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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