Como criar um Blog de Negócios pode levar as vendas de sua empresa para o próximo nível?

como criar um blog de negócios

Então quer dizer que você está pensando em criar um blog de negócios como empresário empreendedor, certo?

Já te falaram que criar um blog de negócios é uma das mais eficientes fomas de gerar aumento no faturamento e diminuição de custos em marketing?

Não te falaram isso?

Já sei, o que te falaram ou o que você deve ter escutado por ai e a cerca da seguinte questão … por onde deve ou posso começar a criar um blog de negócios?

Ou ainda, como ter a certeza de que terá pessoas visitando o seu blog de negócios para consumir o conteúdo que lá vai produzir ( isso porque já está convencionado por ai que blogs de negócio são em sua grande maioria chatos, monótonos e apenas vendedores, né?)

Pois pode ficar tranquilo que a pegada será muito diferente dessa que pintão por ai a cerca dos blogs de negócio, pois nesse artigo de hoje eu vou responder inúmeras perguntas que pairam ai na sua cabeça sobre como criar um blog de negócios e também como se beneficiar dele da melhor forma, ok?

Vamos em frente!

1. Quantos artigos eu devo escrever antes de divulgar o meu Blog?

Eu geralmente gosto de iniciar meus blogs com pelo menos 1 artigo publicado. Mais atenção! Esse artigo precisa ser de autoridade ou o que eu chamo de artigo VIP/ÉPICO.

O que entende por artigo de autoridade ou VIP/ÉPICO?

Artigo de autoridade é aquele artigo que promove credibilidade, aquele artigo que faz com que as pessoas te vejam como referência em um determinado assunto.

Como assim?

Você pode apresentar um estudo de caso seu ou de uma autoridade em sua área de atuação, pode mostrar um case de resultados alcançados ou a descrição de um método, de um passo a passo como esse que eu fiz nesse artigo onde falo de 30 Ações de Como Conquistar Mais Clientes Para Sua Empresa.

Mas se eu não tiver esse artigo autoridade?

Se você não tem esse tipo de artigo, recomendo que você tenha no mínimo 3 artigos mais simples. Mas é de vital importância que estes artigos sejam o que eu chamo de solucionadores.

Traduzindo…

Esses artigos precisam resolver um problema que o seu público alvo tenha, caso contrário será apenas perda de tempo escrevê-los, ok?

Mas o que quer dizer com solucionador?
Pode me dar um exemplo?

Claro, vamos lá!

Vou pegar um outro artigo que escrevi para usar de exemplo, beleza?

Uma coisa que muitos empreendedores tem dificuldade e lidar com o Tá Caro diante de uma oferta de vendas. E ai eu te pergunto: Como vender para aquelas pessoas que dizem Tá Caro?

Escrevi um artigo aqui no blog Alessandro Barros justamente falando sobre esse assunto e lá dou várias dicas e sacadas de como reverter esse problema.

Muita das vezes a expressão Tá Caro por parte de seu cliente é resultado dele não ter percebido valor no seu produto ou serviço, devido ao fato dele achar que o produto não é para ele ou até mesmo por ser um cliente que gosta de levar vantagem.

Vários pontos devemos levar em consideração ao ouvir o danado do Tá Caro tais como:

  • Por Que Acha Que Está Caro?
  • Meu Serviço Está Caro em Relação ao Quê?

#Dica: Fuja de Negociar o Preço de Seus Produtos e Serviços. Gere percepção de valor!

No final desse artigo eu tenho absoluta certeza de que o leitor terá uma visão completamente diferente a cerca desse assunto e ao se deparar com uma objeção do tipo Tá Caro por parte de seu cliente, vai usar imediatamente o que aprender.

Isso é o que quero dizer com solucionador.
É o tipo de conteúdo que promove uma transformação.

2. Criar um Blog de Negócios: Com qual consistência devo publicar conteúdo no Blog?

A receita para resolver esse problema é extremamente simples: Quanto maior a quantidade e variedade de conteúdos conseguir produzir, maior será a quantidade de tráfego, de pessoas chegando ao seu blog. Mas já saiba que será sim necessário conhecer um pouco de SEO e otimização de conteúdo.

Já coloque em sua cabeça uma coisa. A constância é mais importante do que a frequência, ou seja, se você se comprometeu em escrever 3 artigos por semana, simplesmente escreva.

Seus leitores, seguidores vão acostumar com sua rotina, com a sua pegada. Isso significa dizer que vai começar a criar relacionamento com essa audiência desde que estabeleça consistência. Vale ressaltar que não só isso será necessário, a qualidade e relevância do conteúdo e outro ponto fundamental.

Deixa eu te falar uma coisa. Aceite que precisa ser humano, ser você mesmo em suas comunicações. Precisa se preocupar com as pessoas e resolver seus problemas, assim o sucesso virá mais rápido, não fácil.

3. Qual gerenciador de conteúdo devo usar para criar um blog de negócios?

É um pouco complicado falar sobre isso, sou apaixonado pelo WordPress.

Quando iniciei no mundo de marketing, criei o meu primeiro blog no Blogger e olha que eu sofri muito, mas muito mesmo. Meu sofrimento era pelo fato de estar começando e ser completamente leigo no assunto.

Hoje quando me perguntam sobre o Blogger, Wix e outros gerenciadores de conteúdo para criação de blogs/sites, sou sempre enfático e transparente em dizer que não são as melhores escolhas para quem deseja ter um blog de negócio profissional, escalável e prático.

Note que estou falando não ser as melhores escolhas, ok? Não estou falando para não usar, só estou dando a minha opinião como profissional que já usou e que tem negócios online. A escolha é sua, o meu objetivo e te ajudar a fazer a melhor escolha para você.

Já me aventurei em algumas épocas atrás com o CMS Joomla e outros, mas não me identifiquei e por esse motivo voltei ao WordPress.

4. Quais departamentos na minha empresa devem ser responsáveis pelo Blog?

Não tem jeito, criar um blog de negócios profissional dá trabalho e é nesse ponto que muitos blogs morrem, mas sobre isso falo em um outro artigo. O ponto é que criar um blog de negócios organizado e com conteúdo sendo publicado de forma consistente é recomendado ter um escritor e um analista em SEO.

O analista de SEO realiza a criação de toda a parte estratégica enquanto o escritor cuida da produção de conteúdo. Vamos falar sobre escrever os próprios artigo ou contratar redatores mais a frente no artigo.

Pode ser que seja necessário a contratação de um profissional desenvolvedor, mas hoje é fácil encontrar esse tipo de profissional em sites de freelancer como o 99freelas ou Workana.

5. Quem deve assinar no Blog Corporativo?

O conceito de assinatura vem de um representante principal do blog. Como profissional de vendas online recomendo que os colaboradores da empresa façam essa representação e explico por que.

Na sua opinião com quem pessoas gostam de criar relacionamento, vínculo? Acredito que concorde comigo que a resposta certa seja com PESSOAS, acertei? Então já expliquei o por que dos colaboradores serem os escolhidos para representar o blog.

Assinar artigos com expressões do tipo: Empresa XYZ ou Equipe de Venda da empresa TXZ é coisa do passado em um tempo em que o Google não analisava interação social e autoridade.

Hoje as coisas mudaram e a interação social, a criação de engajamento, a geração de valor e percepção de valor e muito mais importante do que simples visualizações únicas no Google Analytics.

Se tem uma empresa onde vários colaboradores fazem produção de conteúdo o ideal é que cada um assine pelo seu conteúdo. Se Lúcia está a frente o departamento de mídias sociais e portanto escreve sobre esse assunto, assine ao final dos artigos como Lúcia. Isso vai promover um engajamento, uma identificação muito maior com o publico que com já dito se relaciona com pessoas e não com empresas.

6. Posso usar escritores falsos?

Uma coisa te digo. A credibilidade é a moeda de maior valor na internet. Conquistar capital dessa moeda é trabalhoso, envolve tempo e dinheiro mas vale muito a pena. Vais ariscar perder tudo de um dia para o outro por cometer um erro bobo?

Aconselho que seja você mesmo e nada mais que isso. A autenticidade e um outro bem muito valorizado na internet e fora dela. Sendo assim, coloque para fora sua real essência, isso gera conexão, engajamento de forma natural e mais importante, com vida longa garantida.

Concorda que ser simples e autêntico é melhor?

7. Devo contratar escritores freelancers? Se sim, onde contratar e quanto custa?

Como empreendedor e consultor de vendas online sempre oriento que os artigo sejam criados pelo dono do projeto, não por freelancers e vou te explicar o por que disso.

A internet já esta abarrotada de conteúdo, ou seja, dificilmente você vai estar falando de um assunto que já não tenha na internet e ai eu te pergunto: como ser diferente, como chamar a atenção para o seu conteúdo?

Te faço essa pergunta por ter certeza de que a única forma de ser visto, percebido na internet hoje é sendo diferente, é sendo inovador.

Falando em inovação eu chamo a sua atenção para o fato de sermos pessoas únicas, distintas umas das outra e ai está a garantia de ser visto na internet.

Como assim?

Se for você mesmo, se colocar a sua essência no que faz, escreve, será notado por que será diferente naturalmente do que já existe, ok?

Entendido essa parte, se ainda assim preferir comprar artigos de freelancers aconselho que mesmo assim tente dar a sua cara ao conteúdo.

Funciona assim, comprou artigos de um profissional redator, beleza? Leia ele e faça pequenas alterações dando o seu ponto de vista a cerca do conteúdo. Acrescente mais informações tornando o conteúdo mais rico de preferência procurando adicionar suas percepções o que vai deixar o texto mais humano e com isso engajar mais as pessoas que consumirem.

Naturalmente, os profissionais redatores freelancers costumam praticar valores em torno de R$8 a R$13 reais por artigos de 700 palavras o que acho insuficiente no que diz respeito a criar um blog de negócios. Explico.

A pegada de um blog de negócios e conter artigos memoráveis, artigos que ajudem o publico de forma mais profunda e convenhamos que é impossível ser profundo com apenas 700 palavras, beleza?

Os valores dependem muito de onde vá contratar o serviço de redação, o intuito é sempre salientar que o que vai fazer de seu projeto um sucesso, um blog de negócios profissional, será a qualidade de seu conteúdo, portanto cuide disso como tal.

Nos sites escrever.com, 99freelas e Workana você pode encontrar bons redatores Freelancers e home office para te ajudar no seu projeto.

8. Quantos caracteres devem ter os artigos do blog de negócios?

Para um blog voltado para o consumidor (B2C) recomendo que você trabalhe em média de 500 a 900 palavras. Já no caso de blogs (B2B) trabalhe em média de 1.000 a 5.000 palavras.

9. O que deve conter na página de Sobre de um blog de negócios?

Os principais quesitos para usar em uma página de sobre são:

  • Quem é você (a empresa)?
  • Quem são as pessoas (público) que você (a empresa) vai ajudar?
  • Quais são os diferenciais que você (a empresa) tem em relação aos concorrentes de mercado?
  • Estudos de casos de sucesso a cerca de pessoas que seu conteúdo já ajudou.
  • Chamada para ação levando o visitante para conteúdos que apresentam seus produtos e/ou serviços:

10. Devo escrever somente sobre os meus produtos?

Não! Não e Não!

O foco no seu blog deve ser ajudar pessoas, ajudar o seu público e não ajudar você unica e exclusivamente.

Se for focar em divulgar seus produtos e serviços, focar em chamar a atenção para o seu umbigo apenas, sinto informar que o sucesso será apenas sonho.

Pense comigo. As pessoas estão na internet buscando resolver problemas e sabendo disso seu blog precisa se atentar em resolver problemas de um público específico.

Uma das características de um blog de negócios e abordar um conteúdo específico. É aprofundar esse conteúdo se transformando em um repositório de referência acerca desse conteúdo.

Nesse contexto, se seu blog simplesmente objetivar vender, o fracasso será inevitável. Fuja de ser um blog chato que só fala de si mesmo.

Procure resolver problemas contando histórias e insira seus produtos e serviços nessas histórias de forma sutil e clara fazendo com que seus clientes percebam utilidade, valor.

11. A melhor forma de promover seus produtos ou serviços dentro do blog é não promover! Como Assim?

Não promover meus produtos e serviços? Isso mesmo! Informe, ensine a cerca de seus produtos e serviços.

O que a grande maioria das pessoas não sabem é que o consumidor quanto mais informado, mais comprador ele é e isso se dá por que a informação gera confiança.

Se tem um curso que ensina como gastar menos em uma construção por exemplo, a forma mais eficiente de vender esse curso é informando, e ensinando como economizar durando a construção.

Colaboratividade deve ser a palavra em foco no seu blog. Seus visitantes precisam perceber que se importa com eles, que seu objetivo genuíno é ajudar sem querer nada em troca a não ser a sua presença. Dessa forma, pode ter certeza de que a conversão será natural.

Se dedique a criar artigos que direcionem, que criem, que despertem a necessidade do consumo em seus clientes e de forma sutil e natural sugira seus produtos e/ou serviços. Essa é uma das formas mais simples e efetivas de vender por meio de conteúdo.

12. O que acha da inserção de links para outros sites no meu blog?

É indicado e o Google gosta dessa prática desde que seja com estratégia! Não existe nenhum problema em citar outros sites dentro do conteúdo de seu blog.

Agora, é importante que tome alguns cuidado como:

  • Não citar um conteúdo desconexo ao conteúdo do seu site;
  • Não exagerar na quantidade de links para um único conteúdo;
  • Não indicar sites de baixa autoridade e relevância o que só vai te prejudicar.

Tendo essas simples precauções na produção de seu conteúdo sem sombra de dúvidas vai aumentar a possibilidade de um boa colocação no índice do Google.

Gostou do conteúdo? Entre na lista Vip e seja avisa em 1º lugar de nossas atualizações.

13. Devo falar dos meus concorrentes no meu blog?

Não perca tempo falando de seus concorrentes. Seus concorrentes são na verdade seus amigos e nesse contexto, use eles apenas para ganhar distância e relevância.

Como Assim?

Analisando com calma seus concorrentes, vai identificar onde eles estão tendo maiores resultados e ai o segredo é fazer melhor do que eles.

Se seu concorrente tem um artigo falando de como ser empreendedor de sucesso na primeira página, analise o por que dele estar ali, procure brechas, lacunas no seu conteúdo e faça melhor.

Não fique perdendo tempo falando dele e sim analisando para que possa se tornar melhor que ele, combinado? Tenha sempre claro e vivo na mente que sua melhor arma deve ser o conteúdo.

14. Devo responder os comentários no blog?

Nem era para perguntar isso, né? Claro que sim! Os comentários são um dos principais indicadores de resultado, de engajamento e relacionamento com o público.

Foque tempo em acompanhar, responder e analisar os comentários do seu público, pois os mesmos promovem a possibilidade de entender o que eles pensam, desejam, esperam de você (seu Blog), seu conteúdo, seus produtos e/ou serviços e marca.

15. Como me comportar com comentários negativos?

Seja sempre justo nos comentários. Nos comentários positivos seja amoroso e expresse a sua alegria, sua satisfação em ajudar.

Em comentários negativos seja direto, exponha a sua opinião, defenda sua opinião de forma cordial e respeitosa sem agredir.

Em caso de cometer algum erro, reconheça, peça desculpa, explique e mostre a solução para o erro de forma humilde. Naturalmente as pessoas gostam disso e são pacientes com esse tipo de atitude.

É importante salientar que está a lidar com seres humanos e já deveria saber que é mesmo complicado, na verdade impossível agradar a todos, portanto, é preciso ser razoável, equilibrado e não se deixar tomar pelo ódio em hipótese nenhuma, caso contrário, poderá afastar seus leitores fieis, pois as pessoas odeiam brigas.

E ai está gostando do conteúdo?

Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos levar as vendas de sua empresa para o próximo nível por meio da criação de um de negócios.

16. Como aumentar o número de comentários no meu blog?

Para ter mais comentários em seu blog aqui vão algumas dicas:

  • Seja mais informal, use exemplos, peça de forma sutil, seja você mesmo ( dependendo de sua audiência);
  • Evite usar “Vocês”, prefira sempre o “Você”, pois dá a ideia de preocupação;
  • Abuse de perguntas inteligentes e estratégicas. (pergunta idiota, tolerância 0)

17. Como criar títulos impossíveis de serem lidos para os conteúdos do meu blog?

Há pessoas que dizem os títulos serem até mais importantes do que o conteúdo, mas não concordo com isso nem de longe, até por que se tem um maravilhoso título e um conteúdo ruim o que vai ganhar no final é uma belíssima taxa de rejeição no Analytics e nada mais.

Taxa de rejeição e nada mais nada menos do que a medida que o Google faz dos visitantes que entram no seu site e simplesmente saem logo de cara, ou seja, recusam, desaprovam seu site. Veja exemplo:

Você chega ao shopping e logo na porta tem uma barraca dando bolinhos de amostra grátis. Os bolinhos estão lá quase que sendo esfregados na sua cara. Ao pegar e provar, na mesma hora cospe e joga no lixo de tão ruim.

Isso é rejeição e é o que vai acontecer no seu blog caso cuide somente do título.

O título é importante, afinal se você não conseguir chamar a atenção do leitor através de um bom e estratégico título, ele nunca vai consumir seu conteúdo, mas o conteúdo é e sempre será rei.

Concentre-se em criar títulos impossíveis de serem ignorados e clicados!

Dica de leitura: http://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/

18. Como Deve ser a estrutura de um artigo para blog?

A verdade é que vivemos em uma sociedade a cada dia mais analfabeta digital, ou seja, as pessoas a cada dia leem menos o que é consequência da vida corrida e cada vez mais tecnológica.

Do outro lado do Oceano está aqueles que gostam de ler, que são amantes das letrinhas. Mas então qual é a realidade? As pessoas gostam ou não de ler?

Na minha forma de ver e na forma de ver de grande empreendedores digitais, as pessoas leem aquilo que elas querem ler, aquilo que as interessam, aquilo que não é chato e monótono.

Outro ponto é que mesmo lendo aquilo que gostam, as pessoas fazem escâner do texto a procura de pontos chaves. É como se estivesse filtrando dentro do conteúdo as partes mais importantes do texto e ai vai a dica chave.

Seu artigo precisa ser interessante, precisa ser um todo dividido em parte que se conversam, caso contrário a rejeição será alta.

19. Posso Copiar artigos de outros sites e colocar no meu site?

Conteúdo duplicado o vilão do SEO. A resposta é Não e ponto! Vejo isso em muitos blogs por ai na internet o que é a meu ver bom e ruim. Bom por me dá maior chance de crescer com meu trabalho e ruim por ser perda de tempo para esses blogueiros desavisados/desinformados.

É super fácil achar esses tolos. Eu saio pela internet buscando referência para criação de meus conteúdos e encontro 10, 20 blogs/sites com o mesmo conteúdo simplesmente copiado e na maioria das vezes com mudança de sinônimos.

Deixa eu te dar um aviso/conselho. O Google é perito em detectar isso. Não faça isso se deseja sucesso, invista no seu próprio conteúdo ou escrevendo do zero ou realizando uma responsável curadoria de conteúdo, ok?

O algoritmo Panda lançado pelo Google trata justamente sobre os conteúdos duplicados.

20. Quais palavras chave devo colocar no meu blog?

Muito se fala em palavras chaves quando o assunto e SEO e estar na primeira página das pesquisas. O que muita gente não se atenta é para a importância da psicologia da pesquisa, ou seja, o que a pessoa que digita tal termo chave ou expressão chave no Google pensa, deseja, busca no momento. Veja exemplo.

Você tem duas pessoas buscando pela palavra chave “pousada em búzios rua das pedras” como pode ver na foto abaixo.

como criar um blog de negócios ajuda sua empresa a crescer

A primeira pessoa é um garotão de mais ou menos 25, 26 anos que deseja uma pousada em búzios para passar seu aniversário com amigos. Ele não quer nem pode pagar muito caro, não liga para luxo, quer apenas um local para se divertir com os amigos e nada mais.

Na foto aparece como pode ver o que ele justamente deseja que é “pousada em búzios ruas das pedras barata”, mas vamos em frente.

A segunda pessoa é um Juiz aposentado que deseja uma pousada em búzios para passar seu aniversário de 50 anos de casamento. Ele quer levar os filhos com suas famílias, quer chamar alguns amigos de longa data, curtir muito luxo, não quer saber o valor da diária, quer vista para o mar, banheira de hidromassagem e muita champanhe.

Percebe a diferença existente em uma busca igual?

Se escreve para um público não atende o outro e visse versa. Isso reforça a importância de saber claramente o publico que atende, além da importância de prestar a atenção a psicologia da pesquisa.

As palavras chave são vitais para que conheça, entenda como seu público se comporta no ambiente online e como você pode produzir conteúdo relevante e atrativo.

Algumas ferramentas podem ser utilizadas para identificação dessas palavras ou expressões chaves como:

21. Como Gerar vendas com um blog de negócios?

Uma das melhores maneiras para gerar vendas através de um blog de negócios é fazendo com que seus leads se transformem em clientes. Agora como fazer isso?

Uma das formas mais eficientes de fazer isso hoje em ia é através de uma campanha de aquisição que funciona assim:

Você entrega uma isca digital e logo depois que a pessoa faz o cadastro é levado para um produto de baixo preço e alto valor (algo em torno de R$7 reais ). Uma vez ele comprando esse produto, já deixou de ser um lead para ser um cliente. Vou falar isso mais a fundo em um outro artigo muito em breve. Fique atento!

Essa estratégia de campanha é muito efetiva, pois a partir do momento que o lead deixa seu contato, você inicia um relacionamento direto com ele. O relacionamento dá a possibilidade de ajudar ele com mais relevância podendo mais a frente realizar ofertas de produtos e serviços.

22. Como criar uma lista de e-mails/contatos com meu blog?

Estou escrevendo um artigo detalhado sobre esse assunto, na verdade o artigo vai te mostrar como criar uma lista de e-mails gastando pouco, fique atento!

Nesse artigo vou apresentar um método comprovado para conseguir criar definitivamente uma lista de e-mails segmentados.

23. O meu blog deve estar em um domínio separado do site?

Não. Também não aconselho que esteja em um subdomínio, pois o gigante Google encara os subdomínios como sites distintos, ou seja, se coloca seu site em um domínio e seu blog em outro a relevância de um não é passada para o outro o que é mal no quesito SEO.

O ideal é que estruture seu blog dessa forma como o alessandro barros: alessandrobarros.com.br/blog

24. Onde conseguir imagens para o seu blog?

No Google tem como filtrar para que ele mostre apenas imagens livres de direitos autorais, mas é um pouco chato e geralmente não se encontra grande variedade de imagens.

Uma saída é buscar imagens no Google em outras línguas o que torna menor a possibilidade de problemas com direitos autorais. Confesso fazer isso nos meus blogs e até gora não tive nenhum problema.

Uma terceira opção é recorrer aos bancos de imagens que existem aos montes pela internet com variados preços e planos. Cabe agora a você decidir qual deles é a melhor opção para o seu bolso.

Indicação de Conteúdo complementar: http://viverdeblog.com/imagens-para-blog/

Pois bem, agora como filtrar e aplicar o que acabei de aprender no meu blog de negócios?

Bom, após mais de 4.000 palavras de puro conteúdo prático, o que aconselho fazer é dar um tempo para que esse conteúdo seja absorvido pelo cérebro, ou seja, é preciso dar tempo ao cérebro para processar tudo o que aprendeu.

Você deve ter observado que inúmeros são os pontos a se prestar atenção quando o assunto é a geração de resultados com um blog de negócios.

O artigo mais do que provou que é perfeitamente possível obter resultados fantásticos utilizando um blog de negócios que o Google ame, que seja concebido para gerar autoridade, presença digital e vendas.

Na minha opinião como empreendedor, para criar um blog de negócios é preciso de 3 quesitos para sair da categoria comum para a categoria negócios que são: gerar autoridade, resolver problemas de um público específico e vendas de um produto ou serviço todos os dias.

E ai o que acho do conteúdo?
Espero firmemente que tenha ajudado, beleza?

Forte Abraço!

Gostou do conteúdo? Entre na lista Vip e seja avisa em 1º lugar de nossas atualizações.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar dessas informações. 🙂

Alessandro Barros
Siga-me

Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
Alessandro Barros
Siga-me