Quais são os 4 comportamentos do consumidor na internet?

qual é o comportamentos do consumidor na internet

Nem pense em ignorar os 4 comportamentos do consumidor na internet se deseja mesmo sucesso como empresário na era da internet.

Me responda o seguinte:

Como empresário nos últimos meses você tem feito questionamentos como:

  • Onde estão os clientes?
  • Como está fraco o movimento;
  • Mais um dia e nenhum pedido de orçamento;
  • Recebemos apenas 1 ligação no dia e nada mais que isso…

Um turbilhão de ideias passam na sua cabeça, inclusive a de que a culpa é da crise. Claro! A crise. Estamos em meio a crise, por esse motivo o mercado está desaquecido, por isso que “ninguém” compra.

Bom, vamos deixar o fator crise de lado, é focar na solução, ok? Nesse contexto, deixe me fazer uma perguntinha: O que você tem feito de diferente para captar mais clientes para sua empresa?

Hoje vamos analisar os 4 comportamentos do consumidor na internet e a forma com que esses comportamentos influenciam a forma com que as empresas gerarem negócios e vendas.

Pronto? Então vem comigo!

Os 4 Comportamentos do Consumidor na Internet

Nos últimos anos a internet se popularizou o que gerou inúmeras mudanças na forma com que as pessoas interagem o que não é novidade.

Novos hábitos ou comportamentos foram desenvolvidos tando no Brasil, quanto no mundo. Em outras palavras, o que eu quero dizer é que seja no Brasil ou em qualquer lugar do planeta basicamente as pessoas fazem as mesmas coisas online todos os dias.

Pode parecer louco, mas os usuários acessam diariamente:

  • O mecanismo de busca (Google)
  • Seus E-mails
  • Suas mídia sociais (facebook, instagram, Whatsapp, twitter e etc)
  • Buscam conteúdo online ( blogs, portais de notícias, sites especializados e etc)

Posso apostar que você já realizou hoje pelo menos 2 desses comportamentos. Ou vai me dizer que ainda não entrou no seu facebook hoje ou não entrou no Google para fazer uma pesquisa que seja?

Esse mesmo comportamento eu tenho, você tem, nossos amigos, familiares, enfim, todos temos. Coloca uma câmera para “espionar” o que os usuários fazem enquanto internautas e vai confirmar que esses 4 comportamentos se repetem.

E quais são os 4 comportamentos do consumidor na internet?

Esses 4 comportamentos do consumidor na internet são realizados praticamente todos os dias enquanto se está usando a internet. As pessoas acessam mecanismo de busca, especialmente o Google, acessam suas redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, consomem conteúdo em Portais de Notícia e Blogs, além de acessarem seus e-mails.

O único e objetivo dessas pessoas ao terem esse comportamento é a busca por sanar dúvidas, resolver problemas e necessidades.

Acredite! Por mais louco que possa parecer, esse é o comportamento do consumidor da era digital.

Ok Alessandro, mas onde que entra a minha empresa no contexto de tudo que você falou?

Opa! Pense comigo. Se eu, você, nossos familiares e amigos temos esse mesmo comportamento online, concorda comigo que seu potencial cliente também tem?

Agora, concordar comigo que precisa estar lá quando ele procurar pelo seu serviço ou produto?

Todos os dias ao sentar na frente do computador a primeira página que abrimos é o Google. Realizamos várias pesquisas, andamos ao Facebook a bater papo com amigos, conhecer pessoas novas, saber das novidades, compartilhar ideias e ler as postagens de nosso interesse. Além disso, acessamos nosso e-mail para consumo de? Isso mesmo, conteúdo.

Vou repetir o ponto para que fique claro, ok? Tal comportamento é exatamente o que fazemos, sendo portanto o que o nosso, ou seja o seu potencial cliente também faz.

Sabendo disso, o que deve ser feito para criar uma estratégia de aplicação dessa informação no seu negócio?

Duas coisas eu posso afirmar:

1ª – Se colocar em funcionamento na sua empresa uma estratégia de divulgação para os clientes em potencial com base nas informações que acabei de te dar, sua empresa irá crescer significavelmente.

Em outras palavras, se quando o usuário estiver pesquisando no Google sua empresa aparecer, você ganha 1 ponto, atrai mais pessoas e com isso vende mais.

2ª – Se conseguir juntamente com isso, criar uma estratégia para quando o usuário estiver nas mídias sócias, Facebook, Youtube, Instagram sua empresa aparecer bem colocada e com conteúdo relevante e solucionador, você ganha mais 1 ponto, atrai mais pessoas e com isso? Acertou, vende mais.

Agora como criar essa estratégia?

Acredito que tenha ficado um pouco perdido no que diz respeito a como colocar tal estratégia em ação e é exatamente por isso que criei um roteiro passo a passo do que fazer. Sendo assim, basta você seguir o que eu vou detalhar aqui, beleza?

  • Passo 1: Definição do seu público. Qual o público que você atende como empresa?
  • Passo 2: Liste 10 problemas que esse público tenha e que você resolve.
  • Passo 3: Crie um blog de negócios.
  • Passo 4: Crie uma página no facebook.
  • Passo 5: Crie um canal no youtube.
  • Passo 6: Produza conteúdo a cerca desses problemas em diversos tipos de mídias.
  • Passo 7: Criar uma lista de e-mails.
  • Passo 8: Distribua esses conteúdos em diversos canais

Continuando…

A sacada é fazer com que o seu cliente ou possível cliente te encontre em vários locais online você fala sobre o mesmo assunto de formas diferentes. Chamamos isso de ambiente persuasivo muito bem explicado pelo Conrado Adolpho nesse Treinamento gratuito.

No facebook ele viu um texto seu sobre como vender seus produtos e serviços todos os dias com um link para o artigo completo no blog/site onde tem junto um vídeo falando com mais profundidade de como fazer para vender todo os dias.

Ao final desse vídeo no artigo você faz um convite para que se cadastre em um treinamento ao vivo advinha sobre o que? Isso mesmo! Sobre como vender todos os dias.

Durante o treinamento você vai entregar muito conteúdo de valor aos presentes, gerar muita autoridade, relacionamento, reciprocidade e ao final vai fazer uma oferta do seu produto ou serviço.

A sacada é que ao se cadastrar para participar do treinamento a pessoa entre para minha lista VIP de e-mails e passa a receber informações e dicas semanais ou até diárias que informa, ensine enquanto prepara para uma compra.

Em um dado momento desse relacionamento via e-mail, você pode fazer a oferta de um de seus produtos que pode ser um portal VIP de Membros ou um Curso Online.

O fato é que essa é a estrutura ideal que você deve se concentrar em criar para a sua empresa.

Conseguindo criar essa estratégia, quando o usuário estiver pesquisando nos mecanismo de busca sobre como resolver algum problema relacionando ao se ramo de atuação, você irá aparecer e isso significa mais 1 ponto.

Vamos ver isso na prática?

Se você for na internet e pesquisa por como vender bem e melhor todos os dias vai perceber que o meu blog aparece na primeira página do Google como visto na imagem abaixo.

blog-alessandro-barros-posicionado-na-primeira-pagina-do-google

Agora deixa eu te fazer algumas perguntas:

  • Depois de tudo que falei e mostrei acima, se somar, com quantos pontos sua empresa está hoje?
  • Se seu possível cliente pesquisar no Google pelo produto ou serviço oferecido por sua empresa ele encontra?
  • Se ele procurar sua empresa nas redes sociais ele encontra?
  • Sua empresa tem um site ou blog? Se tem, você posta conteúdo de qualidade regularmente lá?
  • Seu negócio tem uma lista de e-mail de clientes para você se relacionar?

O fato é o seguinte:

Se realizou a soma e não obteve muitos pontos, não se preocupe tanto, não se desespere, afinal, você não é a única empresa do Brasil a estar nessa situação, ou seja, você não está sozinho nessa jornada, na verdade, essa é a exata situação de mais de 85% das empresas do Brasil se encontram hoje.

Na minha opinião o que tem a fazer e ficar feliz, pois agora sabe sua realidade e o que precisa fazer para sair dessa realidade e ainda melhor, o que precisa fazer para sair na frente de mais de 85% das empresas do Brasil.

Agora, pode ser que você esta se perguntando:

  • Como fazer?
  • Como implantar na prática tudo o que acabei de aprender na minha empresa?

A resposta é simples e é composta de 2 opções:

A 1ª opção é você reler este artigo milhares de vezes, pesquisar na internet como implementar tais estratégias e colocar em pratica você mesmo por sua conta e risco.

A 2ª opção e realizar sua aplicação para o programa de consultoria em vendas online e garantir a minha ajuda pessoal na implementação dessas estratégias no seu negócio.

Abraços,

Te espero no grupo!

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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