Como vender bem e melhor todos os dias como empresário? – Parte I

como vender mais e melhor todos os dias na internet

Como vender bem e melhor todos os dias como empresário e a pergunta a ser respondida nesse e nos demais artigos dessa série.

Você é daquelas pessoas que insiste em achar que vender na internet é fácil bastando somente estar presente, com uma página no ar, comprando anúncios, de forma desorganizada, sem estratégia e método?

Fala sério! Realmente acha que vendas online acontecem assim como mágica?

Bom, a má notícia que eu tenho para você é que vender bem e melhor não é nem de longe como tirar um coelho da cartola. Mágica não acontece quando o assunto é saber como vender bem e melhor todos os dias, ok?

Se deseja realmente vender bem e melhor todos os dias através da internet irá precisar de uma estratégia planejada e eficiente independente se é dono de uma pequena ou média empresa, funcionário público ou profissional autônomo.

Pensando justamente nisso, me dediquei em produzir este conteúdo que tem como objetivo principal te ensinar como vender bem e melhor seus serviços através da internet e, mais do que isso:

Esse conteúdo irá te ajudar a vender todos os dias como empresário empreendedor utilizando essa ferramenta.

Meu real objetivo é te ensinar como utilizar o ambiente digital para alavancar suas vendas, vou compartilhar com você quais as exatas estratégias, métodos e processos que as maiores empresas do Brasil e do mundo estão utilizando para gerar milhões em vendas e como é possível converte-las para o seu negócio!

Minha meta pessoal é que ao termino desse artigo você tenha aprendido:

1 – Converter suas metas offline em online
2 – Colocar sua construção de audiência e autoridade no piloto automático
3 – Conseguir vender a curto, médio e longo prazo

Todas essas estratégias que estou prestes a compartilhar com você são exatamente as que eu estou aplicando no meu negócio e com os meus clientes de consultoria. A boa notícia é que funciona: Está dando resultado!

como vender bem e melhor todos os dias

Primeiramente, para conseguir realizar vendas pela internet de um modo eficiente, crescente ao ponto de vender todos os dias, será necessário três quesitos:

  • Audiência ( pessoas que desejam o produto ou serviço que está a apresentar/ofertar);
  • Boas ofertas (realizadas de formas distintas, diferentes e adaptadas para o ano todo) e por último;
  • Engajamento (conexão com o seu público alvo).

Tenha a certeza de que se não conseguir despertar esse engajamento/conexão com seu público, dificilmente conseguirá ter resultados expressivos, diários e duradouros.

O fato é: para usar a internet atualmente de forma lucrativa, crescente e escalável, é preciso conhecer bem quais são os processos e etapas necessárias a criação de um negócio online. Explico:

Como vender bem e melhor todos os dias? A Era da Comunicação e/ou Conhecimento

A era do conhecimento fala que em nossa história enquanto seres humanos, houveram várias fases no que diz respeito as relações de poder.

Houve um grande período em que a agricultura prevalecia onde os donos de terras, os senhores feudais detinham o poder em suas mãos.

Após essa era, veio a era industrial em que as grandes industrias começaram a produzir em maior escala e nesse momento os donos do poder eram os donos dessas industrias, dessas fábricas. Em outras palavras, os donos do poder eram os ricos.

Hoje vivemos a era do conteúdo, a era da informação. A meu ver estamos na transição da era da informação para a era da informação transformadora, ou seja, aquela informação que uma vez consumida e colocada em prática tem a capacidade de mudar realidade.

E fato que nunca tivemos em nossas mãos tanta informação disponível como temos hoje ao ponto de sofrermos com a chamada overdose de informação. Praticamente tudo que deseja de informação hoje é encontrada na internet de graça o que deixa claro que os donos do poder hoje são os donos do conhecimento, os donos da informação.

Agora um ponto e fundamental nessa realidade. Não basta apenas ter informação a mão, é preciso saber organizar essas informações de forma com que faça sentido, de forma que ela possa ser melhor consumida e aplicada gerando a transformação e os resultados desejados. No vídeo acima você vê belos exemplos de utilização da informação.

Quem hoje e capaz de transformar a informação em conhecimento é na verdade o real dono do poder. Nesse quesito, nasce a importância de conhecer o seu público, saber a fundo quais os seus desejos, aspirações e medos para que com isso possa ser eficiente, eficaz e relevante.

Sendo assim, nessa atual era em que os donos do poder são os donos de informação transformada em conhecimento, as grandes empresas para serem chamadas de Império Online precisam estar presentes na internet de forma relevante, de forma original e mais importante, gerando transformação, soluções.

Os impérios na atualidade são medidos, diferenciados pela sua importância online, pela quantidade e qualidade do conteúdo que produzem e disseminam, além do número de audiência. A quantidade de colaboradores, de andares de sua cede, quantidade de filiais ou imponência de sua estrutura física não mais definem ser ou não chamadas de império e etc…

E pode ser que diante dessa realidade clara a sua frente, já deve ter passado pela sua cabeça pensamentos pessimistas, como : “eu não sou popular”, “não possuo conhecimento”, “acho que não vou conseguir”, acertei?

Entender definitivamente que ser a empresa mais popular não deve ser o foco é fundamental. Ser a marca mais famosa é  balela na realidade atual em que o Google valoriza as interações sociais, a relevância e a autoridade.

Pare e se desligue das métricas de vaidade. O que importa é ser percebido por seu público ideal, fazer com que eles acompanhem a sua mensagem, gerar conexão com essas pessoas (seres humanos), gerar envolvimento, responsividade, engajamento e a partir daí obter resultados.

Como Vender Bem e Melhor Todos os Dias: 3 Importantes Passos

como vender bem e melhor todos os dias

  1. Audiência
  2. Boa Oferta
  3. Engajamento com o seu público

Se você é dono de uma pequena ou média empresa, funcionário público ou autônomo, qual o exato método você deve seguir?

E se eu te falar que conheço um método e que vou compartilhar ele com você agora, o que me diz?

Bom, o método existe, está prontinho e o que tem a fazer é segui-lo, te interessa?

Então vamos adiante.

A internet é formada hoje por dois grupos distintos:

  1. Aquele grupo de pessoas que tenta vender a torto e a direito sem planejamento e estratégia;
  2. Aquele grupo de pessoas que planeja, cria estratégia de vendas, ou seja, pessoas que preparam seu público para a compra.

Pode ser que não tenha se atentado para a importância da preparação, mas observe as situações:

  1. Você entra em uma loja de calçados para olhar. O vendedor chega até você e a primeira coisa que ele fala é: Oi, o que vai comprar hoje? Temos esse tênis, essa sapato social, essa bota, essa meia, essa sandália e esse chinelo. Qual deles vai levar? Vai levar todos?;
  2. Você chega a loja e o vendedor chega a você e fala: Olá, tudo bem? Como é o seu nome? O que deseja hoje? Temos uma imensa variedade de calçados de nossa nova coleção. Estou aqui a sua disposição para tirar dúvidas e ajudar. Fique a vontade!

No primeiro caso o vendedor só se preocupou com a venda e nada mais. Comunicação do tipo: compre, compre e compre agora! Pode até ser que consiga vender assim, mas acredito que se vender seja uma única vez! Essa não é a forma mais eficaz, eficiente e inteligente de vender, principalmente se deseja vender todos os dias, consistentemente.

Veja agora as quatro etapas fundamentais a serem aplicadas se deseja adquirir sucesso em vendas na Internet:

  • Autoridade
  • Tráfego
  • Engajamento
  • Vendas

A maioria esmagadora das empresas hoje não fazem nenhum investimento em sua autoridade de mercado e também nem sequer sabem como gerar tráfego. Isso faz com que não tenham nenhum engajamento com seu público. Com isso os resultados são baixos ou inexistentes caindo a culpa na coitada da crise. Lendo engano.

Agora eu pergunto:

  1. Como ter resultados significativos na internet?
  2. Como vender todos os dias sem se planejar, sem estratégia e ainda mais, sem conhecer o seu público?

Adianto que é impossível ser bem sucedido na internet sem essas quesitos e ponto final.

É preciso mudar tal mentalidade e se colocar a ação no que diz respeito a criação de autoridade digital, geração de tráfego, engajamento/relacionamento com o público e vendas.

Vamos falar a princípio sobre os dois primeiros quesitos: Autoridade e Tráfego.

Construção de autoridade

Como ser interessante?

Como fazer com que as pessoas gostem de você e prestem a atenção no que tem a dizer?

Seja conversativo, aberto a se relacionar, a bater papo, a conhecer pessoas novas sempre que possível. Nós seres humanos adoramos uma conversa, mas é preciso ser inteligente e sábio ao fazer isso.

A internet facilita bastante esse processo! Mas ao se colocar em ação, seja uma pessoas que se preocupa com as outras, direcione sua atenção a ajudar pessoas, a resolver problemas. Não olhe apenas para o seu próprio umbigo ou ponta do pé.

Isso é simples, mas sutil e super eficiente para criação de relacionamentos eficazes, saudáveis e promotores de resultados.

A premissa principal será foco, entregar e doação.

Existem varias formas de apresentação de mensagem e ambas são eficientes no que diz respeito a gerar conexão. Uma das formas para construção da sua mensagem é a chamada A.I.D.A que significa:

A = atenção – gerar atenção, fazer com que a pessoas escutem sua mensagem
I= interesse – gerar o interesse a cerca do que tem a dizer
D= desejo – despertar o interesse em saber mais do que está a dizer
A = ação – gerar a ação, fazer com que as pessoas façam o que você deseja.

Vamos a um exemplo prático?

Esse vídeo eu gravei a algum tempo atrais quando estava posicionado para o publico de fisioterapia. No atual momento eu estou realizando o reposicionamento de minha atuação online para consultor em marketing digital especialista em vendas online.

1º Passo: Atenção – Logo no início do vídeo eu me apresento e faço o convite a fazer o cadastro para o treinamento gratuito onde falo de como atrair clientes, alavancar a clínica e vender todos os dias. Esse primeiro momento é onde em chamo a atenção do público para a minha mensagem.

2º Passo: Interesse – nessa fase eu faço uma pergunta disfarçada, ou seja, eu respondo a perguntas de leitores mostrando um pedaço de um vídeo. Isso desperta o interesse de meu público.

3º Passo: Desejo – Nesse momento eu mostra como é possível utilizar a internet para vender todos os dias, eu simplesmente provo o poder ta internet com um vídeo. Isso faz com que o desejo de utilizar internet para vender mais, para vender todos os dias seja criado, aguçado nas pessoas.

4º Passo: Ação – Nesse momento eu confirmo a possibilidade e o poder ta internet e chamo o público para ação que é realizar o cadastro no treinamento gratuito.

Uma outra estratégia muito eficiente na criação de conexão é a chamada estrutura da mensagem que consiste em:

  1. Problema
  2. Identificação
  3. Causa
  4. Solução

Ter conhecimento a cerca do verdadeiro problema das pessoas, o verdadeiro e real problema de seu público alvo é fundamental se deseja sucesso. Com isso, uma forma eficiente de saber tais problemas e identificá-los juntamente com seu cliente, falar com eles sobre esses problemas e buscar sua solução. Com base nisso, fica muito mais fácil você chama a atenção para o problema, afinal, sabe qual é agora.

O passo seguinte é partir para a explicação da causa, para o motivo das pessoas estarem passando por tal realidade de problema e daí apresentar essa solução. E é isso que as pessoas procuram, desejam. 100% das pessoas do planeta têm problemas e desejam encontrar sua solução.

Pode acreditar! Se aplicar essa estrutura vai perceber que a construção de sua autoridade online será muito mais eficiente. Para que as pessoas parem para escutar sua mensagem, elas precisam de interesse naquilo que está dizendo e este roteiro para produção de conteúdos vai te auxiliar muito no que diz respeito a chamada de atenção.

Geração de Tráfego

O maior e mais importante quesito na geração de tráfego consistente é a presença online.

Um das formas mais eficientes de gerar a sua presença online é criando um blog de negócios, Canal no Youtube, página no Facebook e fazendo diariamente o investimento em produção de conteúdos, gravação de vídeos, gravação de áudios e textos, ou seja, será preciso dedicação consistente e não esporádica se realmente deseja criar presença digital.

Com dedicação na utilização desses canais de disseminação, será possível gerar tráfego, iniciar a atração de pessoas, e em seguida gerar engajamento, resultando em mais vendas, consistentes!!

EM RESUMO: Primeiro você cria uma estrutura de mensagem que te faça ser percebido, que te gere posicionamento e autoridade e depois parte para criação de conteúdo e criação dos canais de disseminação como blog, canal no Youtube, página no Facebook e assim por diante.

O que estou te ensinando aqui nesse artigo, tem como objetivo fazer com que crie um alicerce sólido na internet, bem feito, para fazer tudo certo desde o início economizando tempo, dinheiro, estresse e frustração futuramente.

Na 2ª parte do artigo vamos falar a cerca do engajamento e conversão, ou seja, após criar a estrutura da mensagem, as bases de disseminação e começar a produção de conteúdo, é hora de começar a geração de tráfego.

O fato é depois que essa pessoa é atraída, é necessário que exista uma sequência de engajamento e vendas, atendendo o seu objetivo principal que é: Vender todos os dias seus serviços! Entendido?

Participe aqui abaixo nos comentários sobre o que achou desse artigo! E não deixe de compartilhar suas dificuldades na aplicação prática desses processos aprendidos! Aproveita a oportunidade para que esteja preparado ao final do treinamento a assumir desafios.

Se está decidido mudar sua realidade, se deseja aprender como vender bem e melhor aplicando essas estratégias e aprofundar seu conhecimento do modo certo, seu próximo passo é fazer parte do Programa de Consultoria em Vendas Online.

Gostou do conteúdo? Entre na lista Vip e seja avisa em 1º lugar de nossas atualizações.

 

Grande abraço!

Fique com DEUS!

Considere então compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar dessas informações. 🙂

Alessandro Barros
Siga-me

Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
Alessandro Barros
Siga-me
  • Esto es ¡genial! No he leído algo como esto antes . Gratificante hallar a alguien con algunas ideas originales sobre este tema. Este blog es algo que se necesita en Internet , alguien con un poco de originalidad. Un trabajo útil para traer algo nuevo a Internet. Gracias de todos lo que te leemos.

    • Olá! Obrigado pelo comentária e fico muito feliz pelo conteúdo ter ajudado. Muitos outros estão por vim.