Como Tirar Sua Empresa do Vermelho Criando Um Sistema de Vendas Online? Parte 1

Como tirar sua empresa do vermelho com um sistema de vendas online?

Você está cada dia trabalhando mais e mais? Praticamente de segunda a segunda e não sabe como tirar sua empresa do vermelho? O fluxo de caixa insiste em fechar no negativo e caso não encontre uma solução o jeito será fechar as portas?

Então o que aconselho fazer é pegar um copo de água e ler esse artigo até o fim. Vamos lá?

Fluxo de Caixa: O que é?

O Fluxo de caixa nada mais é que uma ferramenta que irá auxiliar no controle total da movimentação financeira da empresa ( suas entradas e saídas de recursos), durante um período determinado.

Ter um fluxo de caixa facilita o controle financeiro da empresa, pois por intermédio dele o empresário tem conhecimento exato dos valores a serem pagos provenientes a obrigações assumidas, assim como, os valores a serem recebidos provenientes de produtos vendidos ou serviços prestados.

Mais por que causas o fluxo de caixa pode ficar negativo?

A diferença entre o que entra (recebido) e o que é pago ( obrigações/despesas) e denominado saldo. Quando o saldo é inferior ao que foi gasto, ou seja, negativo pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

Exitem muitas causas para uma empresa estar nessa situação, mas nesse artigo eu vou abordar apenas uma delas e por que isso? Simples! Por que essa é na minha opinião a maior causa de fluxo negativo que existe hoje, beleza?

Não Ter Um “Sistema Organizado de Vendas Online”

Não tem jeito! A internet veio para ficar e a empresa que não esta na internet hoje, está fadada a sumir do cenário e ponto final. Já falei aqui em outro artigo sobre os 4 comportamentos do consumidor na internet, vamos relembrar rapidinho?

  • Usam os mecanismos de busca (Google)
  • Abrem seus e-mails
  • Visitam suas mídia sociais (facebook, instagram, Whatsapp, twitter e etc)
  • Realizam buscam de conteúdo online ( blogs, portais de notícias, sites especializados e etc)

Esses são os exatos comportamentos que eu, você, sua mãe, namorada(o) e 100% dos consumidores digitais tem todos os dias sejam em que lugar do planeta estiverem.

Agora eu te pergunto: Como empresa que deseja vender bem e melhor todos os dias, deve estar presente?

É claro que respondeu na internet e nesses locais, acertei?

Agora como fazer isso criando o tal Sistema Organizado de Vendas Online para minha empresa e assim vender todos o dias?

Basicamente se deseja criar um sistema de vendas online para sua empresa, você empresário irá precisar de 4 pilares, e são esses exatos pilares que vou detalhar nessa série de artigos.

  1. Tráfego
  2. Lista
  3. Engajamento
  4. Conversão
  5. Recorrência

Opa! Não falou que seria apenas 4 pilares, colocou o 5º recorrência?

Sim. Uma vez colocados em prática todos os 4 pilares, acredito que vá querer repetir, concorda? Por isso a recorrência, ou seja, é preciso aprender fazer com que todo o sistema de vendas funcione repetidamente gerando vendas todo os dias durando o ano.

Vamos lá aprender de forma detalhada cada um dos pilares?

Bom, ficaria muito extenso o artigo se fossemos abordar todos os pilares, por isso, nesse artigo vamos abordar o tráfego e em outros artigos abordaremos os demais pilares, combinado?

Aperte o cinto então!

Como Tirar Sua Empresa do Vermelho?
Estratégia para Geração de Tráfego

O primeiro ponto que preciso abordar é que não existem empresas com problemas de tráfego. Existem empresas com problemas de estratégias para geração de tráfego.

Existem muitos empresários que falam o seguinte:

  • O grande problema de minha empresa é a geração de tráfego.
  • Não estamos conseguindo gerar tráfego

Isso é uma grande inverdade!

Sabe por que?

Por que como eu já disse não existe problemas de tráfego e vou te provar isso agora, ok?

Quanto você acha que custa comprar tráfego?

Muitos empresários quando lerem essa exata pergunta que fiz a cima vão dizer o seguinte:

Alessandro, custa caro e cada vez mais caro comprar tráfego.

Outros vão dizer que estão gastando alto com tráfego e não estão conseguindo retorno satisfatório, pois, ou estão empatando no investimento ou estão saindo no prejuízo.

Em outras palavras, estão andando em círculos, não saindo do lugar e a cada dia entrando mais e mais no fluxo de caixa negativo por conta da falta de uma estratégia eficiente.

O futuro qual é?

Ou encontram uma solução…
Ou vão ter que fechar as portas muito em breve.

Mais qual a saída e qual a causa dessa realidade?

Falta de estratégia é a causa mais latente que vejo nesse caso como já dito.

Vamos saber por que e como resolver?

“A sua empresa precisa de uma campanha de aquisição que transforma a publicidade em faturamento imediato”.

Mas como fazer isso?

Antes é preciso entender o cenário atual, ou seja, o que essas empresas fazem para vender e surge a seguinte pergunta:

Como as empresas vendem seus produtos e serviços hoje?

Erroneamente, a  grande maiorias das empresas vendem seus produto e serviços fazendo anúncios diretos, ou seja, a empresa tem lá o seu produto principal, cria um anuncio no facebook (ou em outra plataforma de anúncio) levando direto para a página de vendas do produto ou serviços e só.

Qual o resultado?

Altos custos com publicidade, maior custo por venda, estresse e fluxo de caixa negativo.

Vamos a um exemplo mais completo? Veja!

A Carla é pediatra, dona de um consultório de pediatria e faz anúncios levando a pessoa que clica no anúncio direto para a página de agendamento de consulta no seu consultório.

O fato é que as conversões, ou seja, os pedidos de agendamento estão baixos é como resultado disso sua empresa está com fluxo de caixa negativo e a ponto de fechar as portas.

É possível resolver isso?

Sim!

Vejamos!

A nova e mais inteligente forma de se vender através da internet

Como transformar publicidade em faturamento imediato no caso de Carla?

Existem basicamente 2 maneiras de transformar publicidade em faturamento imediato… Na verdade existem 2 campanhas de vendas online que podem ser colocadas em ação para que se consiga esse resultado.

 Campanha de Aquisição 1 – E-book + Produto de Baixo Valor + Produto Carro Chefe

capanha de vendas onlilne aquisicao

Nessa campanha como pode ver na imagem acima, você entrega um ímã digital de forma gratuita, logo depois que a pessoa se cadastra com seu e-mail para receber o imã gratuito é vendido um produto de baixo valor ( algo em torno de R$7, R$13, R$17 reais) e logo após essa pessoas comprar o produto de baixo valor é feito a oferta de venda do produto carro chefe que no caso da Carla seria a sua consulta.

Nesse caso, a venda do produto de baixo valor é o que vai pagar os custos com publicidade.

Vamos aplicar isso no exemplo da Carla Pediatra? 

Primeiro passo a construção do Ímã Digital, ok? Então fui ao Google como aprendido no artigo “Como Gerar Resultados Rápidos com SEO” e numa simples pesquisa, veja a imagem abaixo.

como tirar uma empresa do vermelho

Com base na imagem vamos criar o ímã que seria um e-book, combinado?

Ta Alessandro , mas o que é um e-book? Ok! Vou explicar.

O conceito de um e-book é o seguinte: Um pedaço de uma solução específica para um problema específico.

Quer um exemplo? Vamos a ele.

Eu aqui no blog ofereço um e-book chamado “Como Superar os 3 Grandes Obstáculos Que Estão Te Impedindo de Vender Todos os Dias”.

Basicamente, esse é um conteúdo formatado como um livro mesmo, mas que e disponibilizado no meio digital e que tem como única função, dar uma primeira vitória, ou seja, tem como função dar uma informação de rápido consumo e que já possibilite a resolução de um problema e obtenção de um primeiro resultado.

A pessoa que ler com atenção esse material, tenho certeza que se aplica no seu negócio vai obter melhores resultados em vendas pelo simples fato de saber mais acerca de como funciona a mente humana na hora que se depara com uma oferta de vendas. Após consumir esse conteúdo terá conhecimento a cerca de possíveis objeções de compra e como agir diante delas transformando o NÃO em SIM E consequentemente vendendo mais.

Em outras palavras, a primeira vitória e já poder transformar um NÃO em SIM vendendo mais. Percebe?

Agora você já sabe o que é um e-book e qual a sua função, ok? Mas pode ser que tenha ficado curioso acerca do e-book que eu te falei, acertei?

Desculpe a minha falta de educação, mas ja resolvendo isso para me retratar. Clicando no banner aqui abaixo você pode realizar a sua inscrição para conhecer o e-book e já se beneficiar de seu conteúdo imediatamente.

Prosseguindo…

Título do E-Book: Como educar meu bebê para dormir no berço com qualidade a noite inteira
Descrição do E-book: E-Book gratuito mostra técnicas simples e práticas para educar o seu bebê a dormir com qualidade no berço sem dores de cabeça a noite inteira.

Uma vez definido o tema do ímã, é produzido um conteúdo ensinando como educar o bebê para dormir bem no berço sem choradeiras, pesadelos e ficar acordando durante a noite. Após isso é feito anúncios ( facebook ) mandando as pessoas para essa página onde a pessoa que clicar cai para fazer o cadastro com seu e-mail e com isso receber o conteúdo do e-book.

Assim que é feito o cadastro na página, a pessoa cai em um página de obrigado onde ela pode baixar o conteúdo prometido e já pode fazer a compra de um produto de baixo valor que no caso da Carla seria um Mini Treinamento. Veja!

Voltei ao Google e fiz uma outra pesquisa que você pode ver na imagem abaixo.

como tirar uma empresa do-vermelho

Com base na imagem criamos o Mini Treinamento de R$7 reais que será o seguinte:

Mini Treinamento de R$7 reais: Plano de 7 Passos Para Educar Seu Bebê a Dormir a noite Inteira,
Comer bem ganhando peso com qualidade e saúde.

Agora sim, após a pessoa comprar o produto de R$7 reais será oferecido o produto carro chefe que seria no seu caso a consulta como pediatra.

O intuito dessa campanha é fazer com que o seu cliente ou possível cliente tenha uma primeira vitória antes de comprar o produto principal.

O produto gratuito serve para dar uma primeira vitória e transformar esse visitante em um prospecto, ou seja, ele passa a ser membro de sua lista assim que baixa se cadastra para baixar o conteúdo gratuito.

Com isso, se ele compra o primeiro produto de baixo valor (R$7 reais), passa de um membro da lista para um cliente e ai sim recebe a oferta de seu produto principal que no caso da Carla é a sua consulta como pediatra.

Essa é a primeira maneira de transformar publicidade em retorno imediato. Através da campanha de aquisição 1. Vamos ver isso na prática? Veja exemplo de uma cliente.

como tirar uma empresa do vermelho

Acima você vê a página de captura onde a pessoa pode se cadastrar para receber gratuitamente o “E-book Fuja das 5 Atitudes Que Acabam Relacionamentos” de minha cliente Renata Araújo Coach.

Assim que a pessoa se cadastra é redirecionada a página a seguir onde pode baixar o e-book e também conhecer ou outro e-book da Renata Araújo.

como tirar uma empresa-do-vermelho

Nessa página se ele clica no botão “SIM! QUERO RENOVAR MEUS RELACIONAMENTOS” vai ser direcionada a página de compra do “E-Book Renove Seus Relacionamentos: 7 Ações Para Começar de Onde Está” que custa R$19 reais.


No caso da Renata Araújo não está sendo feita a oferta para o seu processo de Coach logo assim que a pessoa compra o seu produto de baixo valor devido a ela estar de licença maternidade mais em breve será feito.

Campanha de Aquisição 2 – Mini Treinamento 3 Vídeos + Oferta

como tirar uma empresa-do-vermelho

Nessa campanha ao invés de você enviar para uma página e captura para baixar um imã digital ( e-book), você enviar a pessoa para a página de cadastro para assistir uma sequência de conteúdo que pode ser 3 vídeos por exemplo.

A pessoa cai numa página de cadastro, se inscreve, já e direcionada a página com o vídeo 1 e recebe um e-mail com os dados para assistir o vídeo 1. A partir dai a pessoas vai receber nas datas pré determinadas um e-mail com o conteúdo 2, com o conteúdo 3 e depois com a oferta do produto carro chefe ou de um produto intermediário.

A diferença é que nessa campanha não é utilizado o produto d baixo valor. Ou é utilizado um produto intermediário e depois o produto principal ou o produto principal direto.

O ponto é o seguinte: tanto na campanha de aquisição 1 quando na 2, não serão todas as pessoas que vão comprar o produto de baixo valor e esse produto é parte menor do seu produto principal.

Lembra do caso da Carla? Veja!

O e-book que ele criou para entregar gratuitamente já entrega uma pequena solução a cerca de fazer com o que o bebê durma com qualidade.

Seu Mini Treinamento de R$7 Reais entrega uma solução um pouco mais completa a cerca do bebê se alimentar bem e dormir bem sem choradeiras.

Concorda que são pequenos pedaços do produto principal que seria a sua consulta e o seu acompanhamento como pediatra?

Ok!!! Mais Alessandro como funciona isso na prática com valores? Quanto de investimento preciso e qual retorno financeiro posso obter para investir em mais publicidade com custo zero ou próximo de zero?

Vamos a um exemplo então pegando como base a Carla.

Vamos imaginar que ela faça um investimento de publicidade no facebook de R$30 reais por dia levando as pessoas para a página do e-book gratuito dela que fala de “Como educar meu bebê para dormir no berço com qualidade a noite inteira”. 

Assim que baixar o e-book e cair na página de obrigado, 10 pessoas todos os dias compram o seu Mini Treinamento de R$7 reais: Plano de 7 Passos Para Educar Seu Bebê a Dormir a noite Inteira, Comer bem ganhando peso com qualidade e saúde.

Só com isso a Carla já está tendo retorno positivo e publicidade em custo zero. Se a cada venda ela fatura R$5 reais dos R$7 que custa o Mini Treinamento, em 10 vendas ela tem R$50 reais de receita contra R$30 de gasto o que em 10 dias dará R$500 reais de receita contra R$300 de gasto. Isso já te permite escalar o investimento de publicidade a custo zero.

Além disso, e importante salientar que juntamente com o retorno positivo da publicidade com a campanha de aquisição, a Carla está aumentando a sua lista de e-mails a custo zero e com as campanhas de engajamento que vamos estudar nos próximos artigos da série,  esses e-mails vão significar faturamento.

E ai, o que achou do pilar tráfego? 

Acredito que agora entenda o por que disse no início não existir problemas com trafego e sim com estratégias.

Acabou de conhecer 2 formas de transformar publicidade em retorno imediato, juntamento enquanto criar uma lista de e-mails para o seu negócio.

Duas coisas pode fazer agora que tem esse conhecimento.

Esse artigo faz parte de uma série que trata da construção de um organizado sistema de vendas online composto por 4 pilares. O primeiro pilar tráfego já abordamos e no próximo artigo vamos a falar do segundo pilar que é a construção de lista.

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Abraços,

Te vejo no próximo artigo!

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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