Aprenda Como Encontrar o Seu Cliente Ideal e Vender Todos os Dias?

Você sabe como encontrar o seu cliente Ideal?

Pois bem, se não sabe como encontrar o seu cliente ideal, se não conhece os tipos de perfis de clientes que existem, dificilmente ira conseguir vender todos os dias seus produtos e serviços.

Isso mesmo!

O que eu tenho para te dizer é que está perdendo dinheiro e possivelmente fazendo força demais para vender seus produtos e serviços simplesmente por não saber como encontrar o seu cliente ideal.

Sabe por que?

Com base nesse conhecimento você poderá planejar um marketing mais efetivo no que diz respeito a criação de autoridade, criação de relacionamento, presença digital e logico na geração de vendas.

Seja no digital, seja no off-line é fundamental saber como encontrar o seu cliente ideal antes de iniciar o planejamento de ações para o marketing de sua empresa.

Definir em que perfil de cliente você vai investir, em que tipo de cliente você vai destinar maior foco para geração de autoridade, criação de relacionamento, engajamento e consequentemente vendas, se faz de vital importância para o crescimento de sua empresa e/ou negócio de modo geral.

O fato é que o seu negócio, sua empresa, tem três perfis de clientes distintos e saber que perfis de clientes são esses, saber a diferença entre esses perfis e mais importante ainda, saber o que você precisa, qual o esforço e energia será necessário destinar para chegar até ele é fundamental.

Nesse artigo você vai aprender como encontrar o seu cliente ideal, como identificar os perfis de clientes que existem, descobri em que perfil está destinando mais foco e caso seus resultados não estejam bons, poderá realinhar suas estratégias de marketing para que consiga assim, vender mais e todos os dias seus produtos e serviços.

Vamos juntos?

Os Três Perfis do Seu Cliente

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1º Perfil: Sabe Que Precisa e Está Procurando Pelo Seu Produto ou Serviço

Mercado onde a esmagadora maioria das empresas estão focando.

Mercado onde está a maior concorrência de vendas e onde o diferencial é geralmente o menor preço.

Nesse perfil seu cliente esta procurando como um desesperado pelo seu produto ou serviço. Com isso, basta você oferecer para que ele faça a compra, ou seja, sua oferta não precisa ser muito elaborada.

Se você está com o faturamento, com a atração de clientes satisfatória, focar nesse perfil e viável, mas se a concorrência está muito alta e a oferta de clientes é baixa, é importante que você comece a considerar um mergulho para o 2º perfil de baixo em busca de novos clientes.

Claro que é o 2º perfil vai exigir mais de você e de sua empresa, mas irá suprir sua necessidade.

O ponto é que como dito, a sua oferta aqui pode ser simples como simplesmente chamar, oferecer o seu produto e já é sabido que dessa forma não terá nenhum sucesso no 2º perfil.

2º Perfil: Sabe Que Precisa Mas Está Adiando a Decisão de Compra do Seu Produto ou Serviço

Não tem jeito. Se está com deficiência de clientes e sofrendo com a concorrência, sua saída e mergulhar para esse perfil onde a barreira de entrada e maior, onde a força para vender e a preparação para a compra é maior.

Porem, se tem o ônus, também tem bônus, ou seja, a concorrência aqui e menor e a briga gira em torno da transformação, dos benefícios que o seu produto ou serviço proporciona.

O cara que está aqui nesse perfil procrastina, fica na zona de conforto mesmo sabendo que precisa.

Enquanto no perfil 1 o cara sabe que precisa de um carro por que sua mulher está gravida, já foi em várias concessionarias, já viu formas de financiamento e já foi ao seu banco ver suas condições, esse aqui sabe que vai precisar, mas está adiando, está parado sem ação.

O que faze?

Você precisa ativar urgência nele, precisa fazer com que ele perceba sua necessidade.

Ele geralmente diz coisas do tipo:

“o bebê vai nascer daqui a 6 meses ainda”;
“calma amor eu vou lá e resolvo isso rapidinho com o gerente”;
“está bom, eu vou lá na concessionaria a semana que vêm”.

Sempre deixa para amanhã.

O fato é que nós seres humanos somos procrastinadores de natureza.

Você ai que está lendo esse conteúdo já entregou sua declaração de imposto de renda 2 meses antes alguma vez?

Não?

Sabe por que isso?

Gostamos de deixar tudo para cima da hora. Gostamos de adiar as coisas.

Esse habito é normal, embora não saudável.

O ponto é que para que você consiga atrair clientes nesse perfil as técnicas, a força e o investimento de tempo e dinheiro será completamente diferente do perfil nº 1.

E eu nem falei de que vai precisar de mais habilidades, ok?

Se você gosta de pescar, sabe que dependendo do tipo de peixe a isca é diferente e com os tipos de perfis do seu cliente é a mesma coisa… a isca ou técnica de marketing e vendas será diferente.

3º Perfil: Não Saber Que Precisa e Por Isso Não Está Procurando Pelo Seu Produto ou Serviço

Eu posso apostar que você que está lendo esse texto precisa de algo mais ainda não sabe que precisa.

Tenho certeza que tem empresários que precisam de marketing, precisam criar um sistema de vendas online para sua empresa, mas ainda não sabem que precisam e por isso não estão procurando.

  • Como falar com esse tipo de perfil?
  • Como fazer com que esse perfil ative sua urgência?

O cara lá do 2º perfil que sabe precisar mais procrastina, não precisa ser convencido comprar, concorda?

Ele precisa ser incentivado a comprar, nao convencido.

O trabalho é fazer ele tomar ação ao contrário desse cara aqui do perfil 3.

Nesse contexto, é preciso mais energia para fazer com que ele descubra a sua necessidade, se convença de sua necessidade e lá na frente venha tomar ação de compra.

O fato é que nesse perfil de pessoas que não sabem precisar do seu produto ou serviço a barreira de entrada e muito maior e por conta disso uma pequena ( menor ainda ) parte das empresas não estão destinado seu foco aqui.

Eu diria que as empresas que tem como público esse 3º perfil, são diferenciadas, pois investem e pagam o preço para estar aqui.

Agora qual o benefício?

Aqui a concorrência e muito menor e dificilmente existe briga por preço o que te dá a possibilidade de alavancar o preço de seu produto ou serviço em relação com o valor entregue.

Obs.: Preço X Valor: Voce sabe qual a diferença entre eles? Preço é o que se paga por um produto ou serviço ao contrário de valor que é aquilo que você recebe na compra de um produto ou serviço.

Alavancando o preço, a margem de lucro vai junto fazendo com que seu negócio trabalhe com menos risco, com maior lucro, maior poder de investimento, maior poder de compra.

Por que em relação ao valor entregue?

Se seu produto vale 30.000 reais, ele precisa entregar valor relacionado, gerar transformação, levar o cliente do ponto A ao ponto B, caso contrário, não será viável sua compra.

Pois bem, agora você já sabe como encontrar o seu cliente ideal, conhece os três perfis de clientes e os benefícios em atuar em cada um deles, ok?

Mas como colocar o seu produto para esses tipos diferentes de perfis de uma forma eficiente e segmentada para cada um deles?

Em outras palavras, que tipo de oferta se encaixa mais no perfil 1, 2 e 3?

Já imaginei que teria esse tipo de dúvida e realmente a oferta que gera resultado no perfil 2 não necessariamente gera no perfil 3 e assim por diante, com isso, é importante saber os tipos certos de oferta que deve fazer para os distintos perfis.

Mas não se preocupe que eu pensei nisso e no artigo “Tipos de Oferta: Como Vender De Forma Diferente Para Cada Um dos Diferentes Perfis de Clientes da Sua Empresa?” eu abordo esse assunto em detalhes. Confira!

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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