Marketing nas Redes Sociais: 4 Erros que as Empresas Cometem nas Redes Sociais

confira 4 erros que as empresas-cometem nas redes sociais

Você sabe quais são os erros que as empresas cometem nas redes sociais todos os dias e que estão fazendo com que não alcance os resultados desejados?

Com o intuito principal de gerar atração de clientes e vendas, a cada dia mais e mais muitas empresas e profissionais liberais seguem a tendência e se colocam a criar perfis e páginas nas mais diversas redes sociais.

A má notícia relacionada a essa atitude de seguir a tendência ( seguir a boiada ), é o acúmulo de inúmeros erros bobos que colocam em cheque toda e qualquer probabilidade de sucesso no que diz respeito a geração de clientes e vendas por meio das redes sociais.

Essa realidade cruel, infelizmente pode se configurar dentro do seu negócio caso você continue a não saber quais são esses tais erros e possa fugir dos mesmo, ok?

Bom, mas como sei que é um empresário e/ou profissional liberal inteligente, vai tirar 30 minutos ai de seu tempo para consumir esse conteúdo recheado de conhecimento acerca dos 4 erros que você precisa eliminar de sua estratégia nas mídias sociais.

Vamos lá? 

→ 1. Vender, vender e vender…

vender vende e vender

Concordo que empresas precisam vender para que pague suas contar e tenha lucro, mas entre vender, vende e vender apenas… e vender entregando valor, resolvendo genuinamente problemas, existe uma grande diferença.

Dois são ou pelo menos devem ser os objetivos de uma empresa:

1- Adquirir lucro , retorno financeiro sobre o investimento de seus investidores e/ou donos
2- Proporcionar a realização dos Desejos, Sonhos e/ou Solucionar Problemas de seus clientes

No entanto, sair oferecendo o seu produto a torno e a direito sem planejamento, estratégia e preocupação com geração de valor para com seu cliente é de longe a pior forma de vender.

O conceito de Marketing na essência é:

“Melhorar a vidas das pessoas, não somente vender algo para elas”. Philipe Kotler – 2016

Nesse contexto, o conceito de marketing de Conteúdo deve esta aliado a melhorar, transformar a vidas dos seus clientes.

Só há uma definição válida para o propósito de uma empresa: “Criar Clientes”. Peter Drucker

Traduzindo, ele esta se referindo a você “Cuidar do Seu Cliente” como empreendedor, como profissional liberal e/ou empresário… Se preocupar de forma genuína com o seus clientes.

Vamos mais?

“Concentre-se no usuário e tudo mais virá”. Google

Sabe o que isso mostra? Que as empresas e/ou empresários que estão cuidando das pessoas antes de vender, vender e vender, estão a cada dia faturando mais e mais.

Primeiro você entrega valor, melhora a vida do seu cliente e depois a venda acontece de forma natural.

Dito isso, o que tem a fazer é compartilhar conteúdos com dicas de grande valor para o seu público.

Não perca tempo em escrever por escrever, em gravar um vídeo por gravar, pense primeiro no seu cliente e ai vá lá e produza.

O que seus possíveis clientes e/ou já clientes estão pesquisando?
Quais são os reais desafios desse público?

Você precisa se concentrar em gerar conteúdo baseado nesses desafios, pois assim você vai gerar transformação no seu cliente e consequentemente ira se transformar em autoridade por agir assim.

Vamos ao próximo erro?

→ 2. Tentar estar em todo lugar ao mesmo tempo

estar-em-varios-ligares-ao-mesmo-tempo

Quanto maior a quantidade, melhor. Levando em consideração a criação de presença online, o quanto mais, melhor não se junta, são como água e óleo.

2 São os grande desafios que terá se deseja mesmo estar presente em todas as redes sociais ao mesmo tempo:

– Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest, Linkedin… Meu amigo empresário, vai dar conta de alimentar todas essas redes sociais com consistência e qualidade?

Pense no que disse, foco no fazer com que seu cliente melhore de vida, transforme sua vida.

Consegui gerar conteúdo de extrema qualidade em todos os perfis?

Se não consegue e posso afirma que não consegui, pare, respire e replaneje.

Vá em busca de informações a cerca de quais as redes sociais são mais relevantes para o seu público e com base nessas informações foque em trabalhar com qualidade tal rede social.

Sair publicando o mesmo conteúdo em todas as redes sociais é perda de tempo, pois cada rede social tem a sua própria característica, para ser mais claro, o público presente nas redes são distintos, pensam de forma diferente, agem de forma diferente, buscam conteúdo diferente e assim por diante.

Com base no que acabei de falar, é fácil deduzir que sua estratégia precisa ser diferenciada para cada uma das redes sociais e nesse contexto, quanto mais perfis estiver cadastrado, maior será o trabalho e acredite, o fracasso também sera maior unificado a frustração pela falta de resultado e perda de tempo.

→ 3. Você Não Investe em Tráfego Pago

publicidade paga na internet

Antes da internet as empresas pagavam por outdoors, anúncio em jornal, comerciais na TV, no Rádio e panfletos…

Hoje não sei bem ainda o motivo ( na verdade sei e não quero entrar nesse mérito ) os empresários e/ou profissionais liberais, não sabem ou não querem ver que o facebook é uma empresa com capital aberto na bolsa, ou seja, se ele não vender, se ele não gera lucro e quebra….

Ta ai a explicação da diminuição do alcance nas publicações orgânicas no facebook.

Em outras palavras e de forma bem clara, o Mark quer mesmo é grana e ponto final.

E ai pode ser que alguém me pergunte, Alessandro você está dizendo que não devo ter uma estratégia orgânica no facebook?

Nada disso!

Pode e deve ter, mas ela não pode em hipótese nenhuma ser a sua estratégia número 1, pois se for sinto te dizer mais vai ficar dependente de tempo e muito trabalho par agerar resultado.

Ainda falando de tráfego orgânico, nem sempre é possível conseguir esse resultado de maneira orgânica, ou seja, sem investir em publicidade e por mais que seja triste essa notícia, os empresários e seja quem for que deseja ter um negócio online e também offline precisa acabar com esse mindset do jeitinho.

É preciso assumir a auto-responsabilidade e fazer o que tem de ser feito para gerar o resultado que deseja.

Na comparação do que existe hoje em termos de publicidade online, as vantagens são infinitamente maiores. Hoje e possível entregar, mostrar publicidade via facebook por exemplo para grupo de pessoas específicas e segmentadas a um determinado interesse. Fantástico não?

É possível e indicado a criação de verdadeiras campanhas de vendas online onde é integrado os conhecimentos de SEO ( do novo SEO ), de produção de conteúdo, e-mail marketing, e publicidade paga via facebook e ate outras plataformas de anúncios.

  • Segmentação: Você escolher para quem deseja anunciar (idade, localidade, interesses, profissão);
  • Análise de Métricas: medi a quantidade de vendas realizadas por conta de um anúncio específico;
  • ROI auto com Baixo Investimento: Possibilita a criação de campanhas publicitárias cada vez mais efetivas o que consequentemente leva o custo para baixo.

Gostou dessas informações?
Maravilha isso, não é mesmo?

Se você quiser entender um pouco melhor a cerca de como criar campanhas de vendas aliadas a compra de publicidade, produção de conteúdo e muito mais, sugiro que confira o artigo sobre como tirar sua empresa do vermelho criando um sistema completo de vendas online.

→ 4. Você Não Interage com Seu Público

ignora o seu publico

Nos seres humanos fomo feitos para nos relacionar. E logo no inicio desse artigo eu deixei bem claro o objetivo foco de uma empresa, lembra?

Criar Clientes, ou seja, cuidar de pessoas. Fazer com que eles sejam melhores, sejam transformados, tenham seus problemas sanados. Para ser claro, você precisa esquecer de você e só pensar no seu cliente e ponto final!

Embora essa atitude de abandono, de não interação com o cliente ou potencial cliente seja comum, é sabido e sentido na pele as consequências ( zero vendas ) o que comprova que não é algo bom.

A praticidade das redes sociais é um prato cheio a comunicação, a entrega de valor, a resolução de problemas e a oferta de uma boa experiência ao seu público.

Diante dessa realidade onde as pessoas aproveitam a praticidade oferecida pelas mídias sociais para entrar em contato com você, com sua empresa a fim de tirar dúvidas, criar um relacionamento e engajamento, é de vital importância que se mantenha aberto ao diálogo e a doação genuína.

Interaja com seu público o quanto puder, respondendo às perguntas feitas nos seus posts e mensagens do seu perfil/página. Vá além! Não se coloque resumido nas respostas, se doe de coração e seu púbico irá perceber e valorizar isso.

Lembre-se que está na rede social para criar conexão, reciprocidade e percepção de autoridade por parte do seu público, e não para deixá-lo sozinho a ver navios.

Recapitulando

recapitulando

– Vende, vende, vende e se deixar, vende novamente? Pare!
– Acha ser mágico para estar em vários lugares ao mesmo tempo.
– Ainda não se deu conta de que para lucra é preciso investir dinheiro, tempo ou os dois
– Não se relaciona, demostra interesse ao seu público e quer resultado.

Existem alem desses 4 erros comuns, muitos outros que os empresário, profissionais liberais e empreendedores digitais de modo geral estão cometendo dia após dia.

Nesse contexto os resultados não chegam dando lugar a frustração aliada ao gasto de tempo e dinheiro. Pegue essas dicas como conselho de um amigo e já comece aplicar no seu negócio hoje e logo verá os resultados chegarem, ok?

Bom, colocando essas dicas em prática sua estratégia de mídias sociais irá mudar muito e com isso sua autoridade também irá crescer consideravelmente.

O que acha de aprender dicas fantásticas de geração e maximização de autoridade online? Acabei de produzir um artigo no meu blog onde falo sobre como criar autoridade online, quanto tempo leva e como ela aumentar as vendas?

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Até mais,

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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