Como Conquistar Mais Clientes Para Sua Empresa? Confira 15 Ações

como conquistar mais clientes

Tem se sentido frustrado, triste e desanimado como empresário devido a não saber como conquistar mais clientes para sua empresa?

Vive trabalhando muito e a agenda continua sempre cheia de buracos?

Se sua realidade atual empresário é esta, fique tranquilo que esse artigo é para você! Confira, aplique e me conte os resultados!

É provável que esteja se sentindo perdido e muito preocupado diante da realidade de não saber como conquistar mais clientes para sua empresa diante dessa situação de crise, falta de dinheiro, pressão em casa, pressão própria, em fim, uma realidade nada suadável.

No meio de muitas notícias ruins, as duas boas notícias são que não está sozinho nessa situação e que essa realidade pode mudar.

Isso mesmo!

É possível mudar essa realidade e vou te mostras nesse artigo de hoje como fazer isso. Vem comigo?

Bom, antes de entrar a fundo no conteúdo, deixe me fazer uma pergunta?

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos melhorar os resultados de sua empresa com técnicas e estratégias práticas de atração de clientes.

Como Conquistar Mais Clientes Para Sua Empresa?

Atrair e conquistar mais clientes é uma tarefa que exige algumas habilidades tais como:

  • Conhecimento de seu público;
  • Planejamento de ações;
  • Autoconfiança;
  • Confiança no seu produto ou serviço;
  • Em fim, muitos outros requisitos e pontos que estão implícitos no atrair clientes.

Falo isso porque hoje em dia as pessoas acham que empreender é mole, que ter o seu próprio negócio e fácil sendo só abrir uma portinha e começar a atender as pessoas que chegam.

A grande maioria das pessoas não sabem nada sobre geração de demanda, sobre como conquistar mais clientes. Vivem a usufruir da demanda já existente e ai que mora o problema.

Deixe me explicar mais isso.

Você como empresário pode viver de uma demanda existente ao abrir sua empresa e espera simplesmente que as pessoas te procuram para comprar seus produtos e serviços.

Agora, pode criar sua própria demanda da seguinte forma:

  • Criando um site/Blog e escrever conteúdo para gerar resolução de problemas;
  • Gravando vídeos e postando no youtube para gerar valor;
  • Criando uma página no facebook profissional para disseminar, gerar conteúdos de valor;
  • Montando um perfil no instagram para publicar imagens de seus produtos e serviços.

Em fim, várias são as forma de gerar demanda, essas são somente algumas. Falo mais sobre isso no artigo Como Criar um Blog de Negócios pode levar as vendas de sua empresa para o próximo nível que escrevi aqui no blog.

Como empresário você precisa sair da zona de conforto se colocando em ação no seu mercado. É preciso se colocar em movimento, pois aquilo que se coloca em movimento, tende a ficar em movimento.

Esteja preparado a receber crítica e ao invés de ficar puto com essas críticas, sejam positivas ou negativas, aprender com elas, tirar o máximo proveito do que elas podem ensinar.

De uma coisa é certo, se você cortar o cabelo hoje, terá pessoas que vão achar lindo e outras que vão achar horrível e o que isso ensina? Saiba que não será possível agradar todos as pessoas, afinal, agradar a todos e ao mesmo tempo é o segredo para o fracasso.

Aceite, aprenda com as críticas e siga em frente.

Mas é as ações de como fidelizar mais clientes lotando a agenda de minha empresa? Beleza, vamos falar delas então.

Pensando em ajudar você a como atrair clientes para sua empresa, fui pesquisar por passos e estratégias simples de aplicação focado em fazer com que você lote sua agenda e compilei essas 30 ações super práticas para você seguir inciando hoje mesmo.

Aceita o desafio?

Você vai aplicar uma ação por dia durante um período de 1 mês e verá os resultados aparecendo. Simples assim! 30 ações, 30 dicas e depois você vem me contar o resultado, combinado?

Vamos as ações!

Como Atrai Mais Clientes Para Sua Empresa?

1º Dia – Como definir Seu Público Alvo?

Sempre falo lá no meu grupo Vip de negócios para empresários no facebook sobre a importância da definição do público alvo correto a ser atacado, pois vejo ainda hoje muitos empresários e/ou profissionais liberais que não sabem nada sobre isso o que é um erro imperdoável e fatal a qualquer empresa.

É fundamental que se posicione e escolha o público que deseja atender, e a partir daí verá que muita coisa irá mudar.

Quando você tenta agradar a todos, o que acontece é que não consegui ser bom, excelente para ninguém e isso é fatal para seu negócio passando a ser visto como o profissional mais um, aquele profissional bombril ( 1001 utilidades ) que atende criança, idosos, atletas, grávidas e até o papagaio do vizinho.

Pelo amor de DEUS pare agora!

Sem posicionamento e definição de público, vai continuar com a agenda e conta bancária vazia.

Desapegue dessa mentalidade de atender todo tipo de demanda, crie a sua demanda, foque em ser o especialista, topa?

Deixa eu te dar um exemplo.

Quem você acha que o atacante Neymar da seleção Brasileira procura quando quer trocar de carro?

Acha que é um generalista ou um especialista?

Acho que você assim como eu respondeu que é um especialista e também acho que você gostaria de vender um carro para o Neymar caso seja dono de uma concessionária, acertei?

Bom, deixando o Neymar de lado veja comigo a seguinte situação. A Juliana é mãe da Júlia atleta de natação da seleção Brasileira que acabou de conseguir se classificar para o mundial e está a procura de um apartamento para comprar localizado mais perto de seu centro de treinamento.

O problema é que você é generalista ( vende esporadicamente, não fala sempre sobre vendas, não tem site, não trabalha presença online, não resolve problemas e assim por diante… ) e por isso ela foi convidar o Luiz que é especialista em venda de imóveis com vasta experiência nessa área de atuação.

Como corretor da Júlia o Luiz vai ganhar uma bela comissão, além de ter a oportunidade de conseguir várias indicações, pois Júlia como atleta de ponta na natação, conhece muitos outros atletas que podem ser atendidos por Luiz, tanto comprando um imóvel, quanto alugando um. Percebe o poder de ser especialista e ter um posicionamento?

Quer mais uma vantagem?

Ele agora, passa a ser visto pelas pessoas com maior percepção de valor, pois atendeu a atleta Júlia nadadora de ponta da seleção brasileira. Isso pesa no seu currículo profissional e na cabeça das pessoas.

Ainda vai continuar sendo generalista ou vai começar e definir o seu posicionamento e público alvo hoje mesmo?

2º Dia – Como descobrir a dor do seu cliente?

Descobrir a dor do meu cliente?

Pode parecer repetitivo, mas se colocar no lugar do seu cliente faz toda diferença, e enquanto isso não tiver bem definido, não haverá resultado.

Pense no que o faz sofrer, seja uma dor física ou emocional. Visualize o que faz perder o sono e o que ele gostaria de resolver o quanto antes.

O maior erro como profissional é achar saber o seu cliente quer resolver, ou seja, vai pelo que acha, pelo que o instinto diz o que é um terrível erro, além de fatal e vital para o fracasso.

Você deve fazer pesquisas, entender o que o incomoda e listar suas maiores dores.

No Treinamento Por que Dizemos eu apresento várias objeções de compra que estão fazendo você perder muitas vendas por simplesmente não saber transformar Não em Sim.

Nesse treinamento eu falo em detalhes da objeções que eu chamo de “Não perguntar ao seu cliente o que eles realmente querem”, ou seja, a verdade é que muitas pessoas estão deixando de se torna seu cliente pelo simples fato de você não ter perguntado para ele o que eles querem, Simples assim.

Veja o que eu achei em uma simples pesquisa no Google sobre “pisos para casa” na imagem abaixo.

como atrair clientes para sua empresa

Na imagem você pode ver alguns assuntos que o público pesquisa a cerca do melhor piso a usar, ou seja, as pesquisas expressão o desejo do público, um possível problema do público e olha que eu simplesmente fui no Google e pesquisei “como escolher o piso…” e o Google me deu sugestões de assuntos buscados, simples assim.

Se uma pessoa pesquisa “como escolher o piso certo para sala”, possivelmente esteja construindo ou reformado e busca soluções. O indicado nesse caso é que seja produzido conteúdos a cerca dos melhores pisos para se utilizar na sala como vídeos, artigos e podcasts por exemplo.

Percebe agora que a produção de conteúdo sendo feita com base numa pesquisa a probabilidade de retorno é muito maior? Percebe como saber as dores do público te faz mais efetivo e relevante?

No artigo Como Gerar Resultados Rápidos com SEO eu falo mais a fundo sobre isso. Confira!

3º Dia – Entender o Seu Público Alvo Melhor Que Ele Mesmo

Esta é uma das dicas mais importantes na atração de clientes.

Significa falar direto com a necessidade do seu cliente, mostrar à ele que você sabe o que ele está passando e que também sabe como resolver seu problema.

Não é garantir o sucesso, mas mostrar que existe uma solução.

O cliente não quer contratar você como profissional, ele não quer o médico, a costureira, o pedreiro, a loja de material de construção ou de tintas, ele quer a solução para a dor dele, e é aí que você precisa entender o que se passa com o seu público alvo, qual a sua dor e mostrar soluções para esta dor.

No tópico anterior eu dei um exemplo que ilustra o que estamos falando, mas vou dar outro para que fique mais claro a importância de conhecer seu público.

como conseguir mais clientes para sua empresa

Veja acima que temos os termos “como se livrar da enxaqueca” e “como se livrar da enxaqueca menstrual”. Esses termos apresentam psicologias de pesquisas diferentes, ou seja, expressão objetivos de pesquisa diferentes.

Quem busca por “como se livrar da enxaqueca” pode ser homem, mulher ou um estudante pesquisando para um trabalho da faculdade ao contrário de quem busca por “como se livrar da enxaqueca menstrual” que provavelmente seja um mulher, que esteja menstruada, com enxaqueca e em busca de se livrar da dor o quanto antes.

Percebe como isso te dá informações fantásticas para produção de conteúdo relevante e solucionador?

Com certeza levando em consideração esses pontos, seus potenciais clientes prestarão muito mais atenção.

4º Dia – Pense de Forma Estratégica

Depois que você definir e entender seu público alvo, pense de forma estratégica.

Digo estratégico, pois o que tem de fazer é pegar as informações que foram adquiridas para planejar e estruturar um plano de ação.

Se identificou que seu público tem dúvidas a cerca do tipo de piso escolher, a cerca de como se livrar da enxaqueca na menstruação, crie conteúdo estratégico sobre isso. Planeje o seu marketing de conteúdo de forma que resolva tais dúvidas identificadas.

Como posso fazer isso Alessandro?

Bom, que tal criar materiais em pdf a cerca desses assuntos tais como:

  • Check List 1: Conheça os X tipos de pisos para usar na sala
  • Check List 2: 5 Atitudes Simples e Eficazes Para se Livrar da Enxaqueca Menstrual em X Tempo

Agora que já tem os conteúdos em pdf, é hora de criar conteúdo viral. Faça pequenos vídeos falando sobre cada ponto do check list. Se são 5 tipos de piso, faça 5 vídeos cada um falando de um tipo de piso e ao final do vídeo leve a pessoa para baixar o conteúdo completo.

O mesmo e feito com o 5 atitudes para se livrar da enxaqueca, faça 5 vídeos um sobre cada atitudes e no final chame para baixar pdf completo.

Quer um exemplo prático de como isso pode ser usado? Vamos lá então!

Vou dar um exemplo para uma ginecologista gravar um vídeo para atrair clientes para o seu consultório, mas quero que entenda que o exemplo pode ser perfeitamente adaptado para qualquer público como por exemplo o dono de uma loja de materiais de construção ou um cabeleireiro, ok? Veja.

Roteiro do Vídeo

Olá, tudo bem? Me chamo Alessandra ginecologista e nesse rápido vídeo eu quero falar com você que sofre com a enxaqueca menstrual. Isso mesmo. Eu quero conversar com você ta a dias sem dormir, você que até ja recebeu um puxão de orelha no trabalho, pois devido a não estar dormindo bem, esta desanimada, pouco produtiva, mal humorada e não é nem de longe aquela funcionária atenta e exemplar que sempre foi.

O ponto é que eu estou em guerra contra a enxaqueca menstrual e não quero mais ver pessoas sofrendo desse terrível incomodo, dessa desgraça que gera problemas nos relacionamento, sem contar que sentir dor é muito ruim, convenhamos. Estou em guerra conta esse mal e quero te convidar a entrar em guerra junto comigo.

O ponto e que existem causas para que esteja sofrendo desse mal e eu vou te mostrar agora algumas dessas causas.

Depois dessa introdução do vídeo, você vai apresentar algumas causas e depois fazer uma camada para ação que pode ser assim…

Bom, agora você já conhece algumas possíveis causas para estar sofrendo de enchaqueta menstrual e como pode diminuir, a verdade é que existem muitas outras causas que eu não tenho como abordar aqui nesse vídeo para que ele não fique muito extenso, mas caso queira descobrir as exatas causas que estão fazendo sofrer com a enxaqueca menstrual , faça uma visita ao meu consultório e eu vou pessoalmente fazer uma consulta inteiramente grátis para descobri-las e já iniciar o tratamento o quanto antes.

Então é isso, te espero no consultório.

Beijos
Dra. Alessandra

Percebe como pode ser feito? Essa é uma forma muito mais efetiva de como conquistar clientes para sua empresa seja de qual ramo for.

Criei um roteiro de estrutura da mensagem para você utilizar, ok?

Gostou? Então experimente e depois me conte os resultados nos comentário.

5º Dia – Se Posicionar Como Autoridade

Se posicionar como autoridade, ou seja, como um especialista em um assunto e fundamental para gerar credibilidade e segurança nas pessoas. Acredite, tudo fica infinitamente mais fácil quando se tem autoridade e ponto final.

Quando um profissional se posiciona com autoridade as pessoas tendem a prestar atenção nele e até seguir o que ele diz.

Quando um padre, policial ou médico pedi para você fazer algo, com certeza você presta mais atenção no que eles dizem e até em muitas vezes segui suas recomendações.

Isso acontece, por que essas figuras já são vistas como autoridade em nossa sociedade e cientificamente tendemos a dar credibilidade para uma autoridade.

Mas como se tornar uma autoridade?

Uma das formas eficientes e práticas é produzindo conteúdo a cerca do assunto em que deseja criar autoridade.

Eu por exemplo, falo de empreendedorismo, vendas online, marketing digital e assuntos relacionados, que agregam valor a esses tópicos. Naturalmente as pessoas acabem me vendo como uma autoridade nessa área, pois eu só falo sobre isso.

Outra forma é ajudando de forma genuína as pessoas a resolverem seus problemas, ou seja, descubra os maiores problemas que seus possíveis clientes enfrentam e resolva esses problemas com o seu conteúdo. Quando você age assim, atrai a atenção dos seus potenciais clientes.

6º Dia – Trabalhe a Sua Presença Digital Solucionando Problemas Por Meio de Conteúdo

Quem não é visto não é lembrado, portanto, apareça, mostre seu trabalho, esteja em evidência e saia do anonimato, da invisibilidade.

Não adianta só montar uma loja, um bar, um salão de beleza e etc, fazer cartão de visitas e entregar em alguns lugares.

Você precisa ser notado, fazer a diferença, ser diferente e inovador.

Como fazer isso? Acabei de falar acima, mas não custa repetir… Resolva Problemas!

O que você tem feito para ser visto?

No vídeo abaixo eu falo de como você pode crescer sua empresa, atrair mais clientes e vender mais utilizando os 2 estratégias que são: Inovação e Marketing. Confira!

7º Dia – Confie em Si Mesmo.

Quem não tem autoconfiança, não passa credibilidade, portanto não gera confiança, não atrai pessoas e com isso não vende.

O que te falta para confiar em si mesmo?

Mais estudos?

Mais prática?

Menos crenças limitantes?

Perceba quais obstáculos impedem que sua confiança seja evidente e acabe com eles.

A confiança é o combustível de um empreendedor de sucesso. Por mais que você se veja como um “gatinho”, posicione-se como um “leão”, assim você cria marcas mentais favoráveis.

Corra atrás de corresponder as expectativas dos clientes, torna-se cada vez mais confiante e consequentemente vai atrair mais clientes. Que tal?

8º Dia – Relacione-se. Crie e Cultive Seu Network

Construa sua rede de contatos e cultive-os.

Não procure outros profissionais somente quando precisar, interaja constantemente com pessoas, agregue valor ao trabalho delas de alguma forma.

Relacione-se com as pessoas, fale o que você faz, coloque-se a disposição e amplie cada vez mais a sua rede de contatos.

Indique os serviços dos seus colegas de profissão e peça indicações. “Sozinho vamos rápido, mas juntos vamos mais longe”.

9º Dia – Tenha Um Propósito Claro e Definido

Ter um propósito é essencial, pois é ele que dá sentido a nossa jornada, seja pessoal ou profissional.

Uma pessoa com propósito definido formula objetivos respeitando seus valores e sua essência.

Defina a razão do seu trabalho e qual o objetivo principal pelo qual você faz o que faz.

Seja verdadeiro, genuíno e você terá sempre claro o caminho a seguir.

10º Dia – Foque Na Solução Para Resolver Problemas

De nada adianta você ficar tentando resolver um problema focando nele ao invés de potencializar seus pontos fortes.

Descubra o que você tem de melhor, quais são suas qualidades enquanto profissional e mãos a obra.

Focar nos problemas retarda nossas ações, aumenta nossos medos e nos impede de agir.

Quais são seus pontos fortes?

11º Dia – Defina Sua Missão, Visão e Valor

Definir a missão visão e valores é um dos itens fundamentais em um planejamento estratégico.

Não importa se você é pessoa física ou jurídica, é importante que você tenha estes três pilares de sustentação bem definidos.

Vamos começar pela missão. Ela é a razão de ser de uma empresa ou de um profissional e deve responder uma pergunta básica.

Para que o seu trabalho existe? Pois é através da missão que veremos sentido no nosso trabalho.

Já a visão é querer chegar a algum lugar e/ou querer algo para o futuro. Deve-se sonhar de forma inspiradora, objetiva, realizável e com o prazo para acontecer.

Os valores são os princípios que regem as ações e a decisões de uma empresa ou de um profissional.

A definição dos valores deve ser feita escolhendo de 5 a 6 valores e eles devem ser seguidos a risca norteando sua própria identidade.

Interessante não? Coloque em prática, escreva os seus três pilares e siga-os.

12º Dia – Produza Conteúdo Relacionado a Dor do Seu Público

Seja em um artigo no blog, em sua página no facebook ou no seu perfil no twitter, produzir conteúdos relacionados a dor do seu cliente, ajuda a acionar o gatilho da autoridade e a atrair a atenção de pessoas interessadas pelo assunto ao qual fala e domina.

Mostre que você sabe do que está dizendo por meio de um conteúdo rico, relevante, claro e direcione o público para algo a mais que pode ser um e-book, uma palestra, a inscrição em um workshop e etc.

Aqui no blog eu compartilho vários conteúdos e falando nisso, acabei de escrever um novo manual online que te mostra em detalhes como superar os 3 grandes obstáculo que estão te impedindo de vender todos os dias, pois afinal, de nada adianta eu te ensinar a atrair e a como conquistar mais clientes para sua empresa se você não sabe como vender, concorda? Fale apena conferir o manual clicando no banner abaixo.

banner-e-book-3-obstáculos

E ai, que tal escrever algo nesta semana? Escreva e compartilha comigo, vou adorar consumir o seu conteúdo!

13º Dia – Seja Uma Pessoa Ativa. Compartilhe Constantemente

Eu te desafio a procurar o facebook de um profissional renomado que você admira.

Olhe o perfil dele, veja o que ele coloca lá, quais os tipos de postagens?

Criar sua página no facebook é interessante, mas nada chama mais atenção dos seus amigos, parentes e conhecidos do que você se assumir como profissional, ou seja, nada vai chamar mais atenção e fazer tanta diferença do que você realmente chamar a responsabilidade para você mesmo e se colocar em movimento constante.

O que eu quero chamar a atenção é para a atividade e consistência… Já falei que a melhor forma de gerar autoridade é produzindo e disseminando conteúdo e nesse contexto é preciso ser consistente.

Faça a experiência e depois comente como foi.

14º Dia – Dê Cursos e Palestras em Sua Cidade

Umas das ações que promove seu trabalho, que faz com que seu nome atinja um maior número de pessoas é dar cursos e palestras.

Se você tem uma empresa, realize esta atividade no seu próprio espaço, caso não tenha, faça parceria com outros profissionais.

Não pense inicialmente em algo grandioso, em hotel para uma turma imensa. Estipule uma etapa de cada vez, pense no número de pessoas, faça algo bem feito mas em proporções menores inicialmente.

Foque em algo simples, não sabote os seus objetivos, não espere estar tudo perfeito para realizar, a palavra de ordem é: REALIZAR!

Deixa eu te perguntar: Como você faz para comer uma bela picanha suculenta?

Você foi no churrasco na casa de uma amigo e lá tem uma bela peça de picanha com 2 quilos, como faz para comer essa picanha? Se você disse que parte ela em pedaços e come um por vez acertou.

Bom, o objetivo é justamente mostrar a importância de dividir o grande em pequenos pedaços, percebeu o ponto?

15º Dia – Faça Trabalhos Voluntários

Uma maneira de mostrar o potencial do seu trabalho é ser voluntário, seu nome fica conhecido, você adquire cada vez mais habilidade e ganha confiança.

Mesmo que você seja um Expert em sua área, realizar trabalhos voluntários além dos inúmeros benefícios vai te colocar em contato com muitas pessoas e favorecer a divulgação do seu trabalho.

Não coloque barreiras para o seu sucesso, se possível, seja voluntário fora da sua área te atuação o que vai te acrescentar aprendizados maiores além de novas formas de ver o mundo (Aprimoramento do Mindset).

Espero que o conteúdo tenha sido útil para você! 🙂 Tem interesse de saber mais sobre como atrais e conquistar mais clientes e realizar vendas todos os dias? Confira aqui como eu posso te ajudar pessoalmente e de graça a conquistar mais clientes para sua empresa criando o seu completo sistema de vendas online.

Vamos em frente!

Abraços!

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Alessandro Barros
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Alessandro Barros

Alessandro Barros em Expert em Vendas Online
Consultor Especialista em Negócios Digitais e Vendas Online e Empreendedor Digital. Tem como propósito fazer a diferença e influenciar positivamente a vida de seus clientes e da sociedade, ajudando empresários e empreendedores brasileiros se tornarem autoridades em seus mercados e escalarem o faturamento de seus negócios atingindo níveis elevados.
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  • Olá Ale! Top seu artigo amigo. Conquistar clientes, engajar é um dos grandes desafios dos empreendedores digitais e na verdade de qualquer empresário. Parabéns pelo artigo!

    • Obrigado minha amiga pelo seu carinho. Realmente é difícil conquistar e ainda mais tornar fiel os clientes. Espero que o conteúdo tenha te ajudado e possa ajudar todos aqueles que lerem e aplicarem.